Voltar a 1.000 mortes por dia é um número ‘assustador’, diz Guedes

“Se fosse segunda onda, seria uma situação bem mais grave, estamos observando. O plano A hoje é doença cedendo e economia voltando, auxílio emergencial termina 31...

Publicado em

Por Agência Estado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que é “assustador” o Brasil voltar a registrar 1.000 mortes por dia relacionadas ao coronavírus. Em coletiva de balanço de fim de ano, Guedes disse que o governo está acompanhando se o aumento se trata de “um repique” ou uma segunda onda de contaminações.

“Se fosse segunda onda, seria uma situação bem mais grave, estamos observando. O plano A hoje é doença cedendo e economia voltando, auxílio emergencial termina 31 de dezembro. Teremos de pensar no que fazer se realidade não for essa”, afirmou Guedes. “Se precisar agir, vamos agir.”

Para o ministro, a “grande esperança” é a vacinação em massa da população e é o que vai garantir retorno seguro ao trabalho. “Estamos começando o ano com boas perspectivas, como estávamos no início do ano”, completou.

Ele disse ainda que é necessário analisar questões como isolamento social e retorno ao trabalho. “Foi nosso comportamento que botou economia de volta e também causou repique nas mortes.”

O ministro chegou a dizer que as mortes haviam caído a 200 por dia e que essa queda havia dado um “claro sinal” de que a crise de saúde estava terminando”.

Sobre uma eventual renovação do auxílio emergencial, Guedes disse ainda que é uma decisão que tem que ser tomada com responsabilidade fiscal e apontando fontes de financiamento. “A classe política tem que escolher vou renovar auxílio, mas não tem aumento”, completou.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile