Cascavel - Se formou de 2005 para cá? Você pode ter dinheiro a receber
  • Mariana Lioto
  • CGN

09 Agosto 2018 | 16h02min

Alunos que se formaram desde 2005 na Unioeste, Fag, Univel, Unipan e Fac (União de Ensino Superior de Cafelândia) podem ter algum dinheiro para receber da instituição.

Ocorre que os formandos têm direito a emissão gratuita do diploma e, no passado, as faculdades teriam cobrado pela emissão, mesmo no papel mais simples. 

Assim, qualquer aluno que não tenha tido o diploma no papel simples de forma gratuita pode ser ressarcido. As instituições só podem cobrar se o aluno escolher papeis especiais. 

Na época algumas faculdades alegavam que precisavam pagar uma taxa de R$ 40 para a Unioeste para o registro e repassavam o custo ao acadêmico.

Para receber

Os formados estão sendo orientados a procurar as faculdades. Os valores pagos serão corrigidos pelo INPC com juro de 1% ao mês. Os valores devem ficar disponíveis por um ano “mediante requerimento formal do ex-aluno, independentemente de apresentação de qualquer comprovante de pagamento”.

Processo longo

A sentença foi dada inicialmente pela justiça federal, ainda em 2009, mas depois houve uma longa discussão para saber se a União faria ou não parte do processo. Em 2016 ficou decidido que não e todo o caso foi mandado para a Justiça Estadual. O juiz da Vara de Fazenda Pública decidiu convalidar a sentença já emitida, por considerar que não houve nulidades.

Atualização

A direção da Unipar entrou em contato informando que sempre ofereceu a opção de diploma gratuito e confeccionou seus próprios diplomas (sem depender da Unioeste), não se enquadrando na decisão.


Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação - Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.

Carregar mais notas ao vivo