AMP

Com incerteza e menor retomada, Barômetros Globais caem em dezembro, diz FGV

“Os avanços recentes no campo da imunização trazem uma perspectiva de resolução para a crise sanitária, ao mesmo tempo que explicitam os desafios concretos da logística...

Publicado em

Por Agência Estado

Os Barômetros Globais Coincidente e Antecedente da Economia caíram em dezembro, informou nesta quinta-feira, 10, a Fundação Getulio Vargas (FGV), sinalizando para uma desaceleração na retomada da economia global, após repiques ou segundas ondas da pandemia de covid-19 serem registradas em diversos países. O Barômetro Global Coincidente caiu 1,0 ponto em dezembro, ao passar de 94,7 para 93,7 pontos, após seis altas consecutivas. Já o Barômetro Global Antecedente tombou 7,9 pontos no mês, para 105,7 pontos.

“Os avanços recentes no campo da imunização trazem uma perspectiva de resolução para a crise sanitária, ao mesmo tempo que explicitam os desafios concretos da logística da vacinação em massa. Enquanto isso, a realidade do recrudescimento da pandemia já se fazer sentir ao longo do mundo, levando à retomada de medidas de distanciamento social e consequente redução do nível de atividade, principalmente no setor de serviços”, diz a nota divulgada pela FGV.

O Barômetro Coincidente, que procura acompanhar o ritmo da atividade econômica, registrou quedas nas regiões da Ásia, Pacífico & África e Europa. A região classificada como Hemisfério Ocidental continuou em tendência de alta em dezembro, mas em ritmo gradualmente menor.

Já o Barômetro Global Antecedente, que mede as perspectivas de crescimento econômico nos próximos três a seis meses, “vem apresentando altos e baixos desde setembro, mas a queda deste mês foi mais expressiva, levando a queda também na métrica de média móveis trimestrais”, segundo a nota da FGV.

Em dezembro, todas as regiões contribuíram negativamente para o resultado do Barômetro Global Antecedente, “com a maior contribuição vindo da Europa, um reflexo da segunda onda de Covid-19 e suas consequências para a recuperação das economias da região”, de acordo com a FGV. A segunda maior contribuição veio da Ásia, Pacífico & África, seguida pelo Hemisfério Ocidental.

Calculados em parceria com o Instituto Econômico Suíço KOF da ETH Zurique, e divulgados no Brasil pela FGV, os dois indicadores são formados a partir dos resultados de pesquisas de tendências econômicas realizadas em mais de 50 países. O objetivo é alcançar a cobertura global mais ampla possível. O Barômetro Coincidente inclui cerca de mil séries temporais diferentes, enquanto o Barômetro Antecedente compreende em torno de 600 séries temporais.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile