AMP

Atenção para os golpes! Final de ano é propício para ação de estelionatários

Advogado Henrique Salvati Beck Lima orienta sobre cuidados a serem tomados e como agir ao ser vítima...

Publicado em

Por Fábio Wronski

O final de ano chegou e com ele vem a preocupação relacionada ao aumento da incidência de aplicação de golpes. Neste período, estelionatários costumam agir com ainda mais frequência e com cada vez mais artimanhas para enganar as vítimas. O meio digital, inclusive, tem sido palco, frequentemente, de estelionatos diversos.

Só para se ter uma ideia da gravidade do assunto, 11% dos brasileiros afirmam já terem perdido dinheiro em esquemas fraudulentos, de acordo com a pesquisa Fraudes em Investimentos no Brasil, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes no Brasil e pelo Serviço de Proteção ao Crédito.

Entre os golpes mais comuns estão: doações falsas, nas quais criminosos utilizam o nome de instituições de caridade conhecidas para pedir ajuda filantrópica; pacotes de viagem falsos vendidos por criminosos que se passam por agentes de turismo; falso empréstimo, em que criminosos prometem um empréstimo rápido e fácil, convencendo a vítima a pagar uma taxa antes de receber a quantia combinada; venda do bilhete premiado; pedido de empréstimo após clonagem de WhatsApp e cartão cortado, quando simula-se uma clonagem e pede-se que seja entregue o cartão cortado, possibilitando acesso aos dados que permitem compras on-line.

“É importante que as pessoas pesquisem em sites seguros e confiáveis para realizar compras pela internet, acompanhem com frequência os lançamentos da conta do cartão de crédito, não forneçam dados pessoais, tenham atenção redobrada a promoções que veiculem produtos muito abaixo do preço comum de mercado e desconfiem de soluções ou oportunidades muito vantajosas e milagrosas”, destaca o advogado Henrique Salvati Beck Lima, lembrando que, diante de qualquer suspeita, a polícia deve ser procurada.

Caso o golpista tenha sucesso, ou seja, consiga realizar o crime, um boletim de ocorrência deve ser registrado imediatamente, relatando com detalhes o ocorrido. “Isso permitirá que as autoridades competentes iniciem o procedimento investigativo e identifiquem o criminoso”, pontua Henrique. “O enquadramento legal de quem pratica golpes fraudulentos é o estelionato, previsto no artigo 171 do código penal: obter vantagem ilícita, para si ou outrem, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício ardil ou outro meio fraudulento”, complementa o advogado, esclarecendo que a pena prevista é de reclusão, de um a cinco anos, e multa.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile