Aneel aprova aumento médio de 2,95% nas tarifas da Energisa Acre

Os índices foram calculados no processo de revisão tarifária extraordinária (RTE) da companhia, que substituiu o reajuste tarifário anual da empresa. As novas tarifas vigoram a...

Publicado em

Por Agência Estado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 8, um aumento médio de 2,95% nas tarifas da Energisa Acre, antiga Eletroacre. Para consumidores conectados à alta tensão, o aumento será de 3,42%. Já para os de baixa tensão será de 2,86%.

Os índices foram calculados no processo de revisão tarifária extraordinária (RTE) da companhia, que substituiu o reajuste tarifário anual da empresa. As novas tarifas vigoram a partir de 13 de dezembro.

De acordo com o órgão regulador, o reajuste considera efeitos da Medida Provisória 988, que trata de mecanismos para reduzir impacto dos reajustes tarifários para Estados do Norte e Nordeste. O relator da proposta, diretor Sandoval Feitosa, afirmou que a MP teve efeito isolado de 7,97% na revisão tarifária. O texto pode ser votado nesta terça-feira na Câmara.

O parecer da área técnica também destaca os efeitos do socorro financeiro às distribuidoras por conta da pandemia do novo coronavírus, a conta-Covid.

A possibilidade de RTE está prevista no contrato de concessão da companhia, que é uma das seis ex-distribuidoras da Eletrobras privatizadas em 2018.

A distribuidora fez uma primeira tentativa de revisão extraordinária no ano passado, mas o pedido foi negado pela Aneel. A agência argumentou que os laudos apresentados pela empresa apresentavam inconsistências e não atenderam a qualidade e prazo determinados pela legislação e regulamentos do setor.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile