Indicador de Incerteza da FGV cai 6,0 pontos em novembro para 105,1 pontos

Para explicar a queda da incerteza em outubro, a FGV destacou a divulgação de notícias favoráveis sobre o desempenho corrente da economia e algum arrefecimento das...

Publicado em

Por Agência Estado

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) caiu 6,0 pontos na passagem de outubro para novembro, alcançando 105,1 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi a segunda queda consecutiva do indicador, que registrou o menor nível desde fevereiro de 2018 (104,3 pontos).

Para explicar a queda da incerteza em outubro, a FGV destacou a divulgação de notícias favoráveis sobre o desempenho corrente da economia e algum arrefecimento das tensões políticas internas.

“Ainda é cedo para comemorar uma hipotética estabilização do indicador em níveis mais próximos da neutralidade 100 pontos, mas o avanço recente levou o indicador aos níveis do semestre de setembro de 2017 a fevereiro de 2018, momento em que havia certo otimismo quanto à possibilidade de a economia brasileira sair da crise de 2014-2016 de forma mais consistente do que se observou a posteriori”, afirma Aloisio Campelo Jr, Superintendente de Estatísticas Públicas da FGV IBRE, na nota divulgada pela instituição.

O IIE-Br é composto por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

Em novembro, o componente de Mídia, com maior peso, recuou 4,4 pontos, para 103,6 pontos, contribuindo em -3,8 pontos para a queda do IIE-Br. O componente de Expectativa, por outro lado, registrou queda de 10,3 pontos, para 108,9 pontos, contribuindo em -2,2 ponto para o comportamento final do indicador.

A coleta do IIE-Br é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 24 do mês de referência.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile