AMP
Foto: Flickr

Demora de Biden em escolher secretário de Defesa dá espaço para disputa por cargo

A escolha é amplamente vista como um teste à promessa de Biden de colocar uma equipe diversificada em raça, gênero e etnia, mas também traz implicações...

Publicado em

Por Agência Estado

Foto: Flickr

A demora do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para decidir quem comandará o Pentágono se tornou uma competição que coloca a ex-oficial do Departamento de Defesa, Michèle Flournoy, favorita para o cargo, contra uma série de candidatos potenciais, incluindo um comandante militar aposentado dos EUA e um ex-chefe da Segurança Interna.

A escolha é amplamente vista como um teste à promessa de Biden de colocar uma equipe diversificada em raça, gênero e etnia, mas também traz implicações para a estratégia e os programas do Pentágono.

Na semana passada, Biden divulgou suas escolhas para secretário de Estado e outros postos de segurança nacional, mas não nomeou um chefe de Defesa, um atraso que os oficiais da campanha não explicaram. A demora abriu a porta para que apoiadores e críticos de Flournoy pressionassem o presidente eleito.

Algumas semanas atrás, a Sra. Flournoy era vista por muitos especialistas em defesa como a favorita incomparável. Ex-oficial do Pentágono para políticas durante o governo Obama, ela teria sido escolhida como a primeira mulher secretária de Defesa se Hillary Clinton tivesse sido eleita presidente em 2016.

Dois outros candidatos surgiram desde então: Jeh Johnson, que serviu como conselheiro geral do Pentágono antes de liderar o Departamento de Segurança Interna sob o presidente Barack Obama, e Lloyd Austin, um general aposentado do Exército que comandou o Comando Central dos militares durante os anos de Obama.

Tanto Johnson quanto o general Austin são negros, e alguns democratas disseram que Biden até agora não nomeou um número suficiente de funcionários negros no governo.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile