AMP

BRDE apoia pesquisas da PUCPR sobre a Covid-19

Os estudos já em andamento são desenvolvidos por pesquisadores da universidade e têm o objetivo de aprimorar o tratamento da doença, reduzindo o período de internamento e os óbitos....

Publicado em

Por CGN 2

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou contrato de apoio às pesquisas para enfrentamento da Covid-19 desenvolvidas por profissionais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Serão destinados R$ 138 mil para custeio e viabilização de estudos ao tratamento da doença.

O vice-presidente do banco, Wilson Bley Lipski, salientou que os recursos destinados à ciência e à tecnologia são importantes para o avanço destas áreas no País. “São investimentos que contribuem para a qualificação das pesquisas destinadas ao enfrentamento da Covid-19. São trabalhos excepcionais que acarretarão em benefícios para toda a sociedade”, ressaltou o diretor.

As pesquisas fornecerão novas evidências e subsídios para o enfrentamento da doença, para a tomada de decisões e a busca de alternativas em saúde. Os estudos, contemplados em edital, traduzem o conhecimento por meio do patrocínio destinado aos projetos.

“O BRDE acredita na qualidade e no potencial dos pesquisadores, assumindo um compromisso ainda maior com a saúde, a ciência e a tecnologia para avançarmos em estudos e propostas que resultarão em alternativas de tratamento para a população de modo geral. É um recurso importante para o avanço e desenvolvimento do conhecimento”, destacou Bley.

PESQUISAS – Neste primeiro momento, duas linhas de pesquisas estão avançadas: no trabalho Endothelial Dysfunction and Thrombosis in Patients With Covid-19” (Disfunção endotelial e trombose em pacientes com Covid-19), os especialistas observaram que indivíduos infectados pelo coronavírus apresentam lesão de célula endotelial, célula que reveste o vaso, e buscaram compreender de que forma essa lesão aparece e se relaciona ao SARS-CoV-2 e como ela pode ocasionar trombose, levando o paciente a óbito. Com isso, o estudo confirma a Covid-19 também como doença vascular e não apenas como pulmonar.

Outro estudo da PUCPR em andamento é realizado em parceria com o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e o Instituto Carlos Chagas (ICC/FiocruzParaná). Com início em junho de 2020, o projeto utiliza células-tronco mesenquimais, derivadas do tecido do cordão umbilical, para tratar pacientes com síndrome respiratória aguda grave decorrente do SARS-CoV-2.

Trata-se de um estudo pioneiro no Brasil no tratamento da Covid-19 com células-tronco, regularizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e de acordo com a RDC nº 338 de 20 de fevereiro de 2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em andamento efetivo.

Os pesquisadores do Centro de Tecnologia Celular da PUCPR (CTC-PUCPR) são responsáveis pela coleta dos cordões umbilicais, isolamento e expansão das células, controle de qualidade e preparação do material para a infusão, além da coordenação do estudo e análise de dados. 

O objetivo do estudo é diminuir o tempo de internação e a mortalidade dos pacientes, resultando na redução dos custos sociais e econômicos associados à doença.

SOBRE O BRDE – O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) é uma instituição de fomento criada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o objetivo de fazer o Sul do Brasil prosperar. É signatário do Pacto Global da ONU e opera em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O banco também conta com recursos internacionais da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Banco Europeu de Investimento (BEI) para o financiamento de projetos voltados à produção e consumo sustentáveis. É agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA/Ancine) em todo o território nacional. Apoia projetos culturais, sociais e esportivos que beneficiam milhares de pessoas e instituições, por meio das leis de incentivo.

Somente de janeiro a setembro de 2020, financiou R$ 2,2 bilhões para projetos na Região Sul que beneficiam empresas de todos os setores da economia. A instituição oferece crédito de longo prazo para viabilizar investimentos a empresas de todos os setores e portes, cooperativas, produtores rurais e prefeituras, mantendo acordos com instituições internacionais de fomento para ampliar as fontes de recursos à disposição dos clientes.

Assessoria.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile