AMP
Foto:Jaelson Lucas / ANPr

Revogada cautelar que havia suspendido licitações para pavimentação em Loanda

A prefeitura da cidade provou que não houveram danos à competitividade do processo licitatório...

Publicado em

Por CGN 1

Foto:Jaelson Lucas / ANPr

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) revogou medida cautelar que havia suspendido os editais de Tomada de Preços números 8/2020, 10/2020 e 11/2020, lançados pela Prefeitura de Loanda. As três licitações têm como objetivo a contratação de obras de pavimentação asfáltica em vias urbanas desse município da Região Noroeste do Paraná.

O ato havia sido provocado por Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) protocolada pela construtora Eco Sul Brasil. De acordo com a empresa, os instrumentos convocatórios contêm diversos pontos problemáticos, os quais comprometeriam a competitividade dos certames – alegação que, na ocasião, foi confirmada pela Coordenadoria de Obras Públicas (COP) do TCE-PR.

O relator do processo, conselheiro Artagão de Mattos Leão, que havia determinado a suspensão liminar das disputas, voltou atrás após a interposição de Recurso de Agravo contra a decisão por parte da Prefeitura de Loanda. Segundo ele, o município foi capaz de demonstrar que, apesar das potenciais irregularidades encontradas, quatro empresas foram habilitadas a participar da Tomada de Preços nº 8/2020, demonstrando que não houve efetivo prejuízo à competitividade do procedimento licitatório – possibilidade que havia fundamentado a emissão da medida cautelar.

Os demais membros do Tribunal Pleno do TCE-PR acompanharam, de forma unânime, o voto do relator na sessão virtual nº 13, concluída em 12 de novembro. Com isso, os três certames poderão ser retomados. Cabe recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 3314/20 – Tribunal Pleno, veiculado no dia 19 do mesmo mês, na edição nº 2.426 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

As informações são do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile