AMP
Crédito: José Fernando Ogura/Agência de Notícias do Estado

Portos do Paraná são destaque em evento nacional de logística

Experiência paranaense e desafios do setor no combate à crise econômica foram discutidos no Brasil Export, que acontece nesta segunda e terça-feira (23 e 24). O evento reúne autoridades do setor, empresários e usuários de todo o País....

Publicado em

Por CGN 2

Crédito: José Fernando Ogura/Agência de Notícias do Estado

resários e usuários de todo o País. 

“O Paraná bateu dez recordes de movimentação ao longo de 2020. Foi um ano extremamente difícil, mas estamos muito perto de bater a marca histórica de 53 milhões de toneladas. Os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram, juntos, mais de 10,4 mil toneladas de carga por metro linear de cais, os mais eficientes do Brasil”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

De acordo com ele, o empenho dos trabalhadores e empresas da comunidade portuária foi essencial para manter a agilidade dos serviços, além de contribuir com a economia. Em Paranaguá, a atividade portuária é a maior responsável pela geração de emprego e arrecadação de impostos. 

São mais de 44 mil empregos ligados ao setor, que injetam R$ 1,6 bilhão em salários, todos os anos. Além disso, as empresas que atuam nos portos paranaenses são responsáveis por 66% dos valores arrecadados pela prefeitura com o Imposto Sobre Serviços (ISS). 

Garcia também destacou os investimentos públicos de R$ 403 milhões nas campanhas de dragagem continuada. “Temos 40 quilômetros de canal e a sedimentação natural exige campanhas de dragagens constantes. Nosso canal representa apenas 2% da baía, mas temos um cuidado muito especial com o meio ambiente, atuando com janelas ambientais, previstas para a nossa licença de operação”, conta.

EXEMPLO – Presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva explicou que o evento nacional foi resultado de uma série de reuniões locais, que aconteceram online, ao longo do ano. “As discussões regionais mostraram as forças e particularidades de diferentes estados. A experiência de cada porto serve também como exemplo para os demais e, assim, o Brasil cresce”, disse. 

O Paraná se destacou, ainda, nos cuidados adotados durante a pandemia da Covid-19. Desde março, foram mais de 200 mil triagens iniciais de saúde e equipes médicas atuam 24 horas no cais, Pátio de Triagem, Silo Público e demais prédios da administração portuária. 

“A manutenção dos serviços portuários foi essencial para a economia brasileira. Responsáveis por 95% da corrente do comércio exterior, os portos têm impacto na vida da população e abastecem as cadeias produtivas”, destacou o CEO do evento, Fabrício Julião. 

ONLINE – O Fórum é transmitido online, de forma gratuita, em bit.ly/brasilexport2020. Na terça-feira (24), além da continuação das palestras e mesas de debate, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, entrega o prêmio “Portos + Brasil”, que reconhece os melhores portos do Brasil em quatro categorias.

Assessoria.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile