Medvedev derrota Nadal de virada e faz a decisão do ATP Finals contra Thiem

Neste domingo, Medvedev enfrenta o austríaco Dominic Thiem, que passou ao ganhar do sérvio Novak Djokovic, lider do ranking. O histórico de confrontos é desfavorável para...

Publicado em

Por Agência Estado

Com boas jogadas e um pouco de sorte, especialmente no segundo set, o russo Daniil Medvedev conseguiu neste sábado vencer de virada o espanhol Rafael Nadal, número 2 do mundo, por 2 sets a 1 – com parciais de 3/6, 7/6 (7/4) e 6/3, em 2 horas e 35 minutos – e se classificou à decisão do ATP Finals, torneio em Londres que reúne os melhores tenistas da temporada.

Neste domingo, Medvedev enfrenta o austríaco Dominic Thiem, que passou ao ganhar do sérvio Novak Djokovic, lider do ranking. O histórico de confrontos é desfavorável para o russo, que venceu apenas uma vez em quatro duelos anteriores. No único jogo entre eles em 2020, Thiem levou a melhor em sets diretos na semifinal do US Open.

Único jogador invicto nesta edição do ATP Finals, Medvedev marcou a sua nona vitória seguida no circuito profissional – há duas semanas, conquistou o Masters 1000 de Paris, na França. Aos 24 anos, o russo disputará a sua 15.ª final de ATP e busca o nono troféu. O atual número 4 do mundo busca um título inédito em sua carreira.

Quem segue sem vencer o ATP Finals é Nadal. A competição é uma das únicas, dos principais eventos do tênis, que o espanhol ainda não possui no seu currículo de 86 troféus de simples, 11 de duplas e que ainda inclui duas medalhas de ouro olímpicas. Em sua 10.ª participação no torneio, chegou pela sexta vez à semifinal. Tem dois vice-campeonatos, já que perdeu as finais de 2010, para o suíço Roger Federer, e de 2013, para Djokovic.

Em quadra, o jogo começou equilibrado, mas com pequena superioridade de Medvedev, que conseguiu dois break points logo no terceiro game. Atento, Nadal se recuperou, confirmou o serviço e desestabilizou o russo. No oitavo game, o espanhol conseguiu a quebra do saque, fazendo 5/3. Sacando para o set, coube ao número 2 do mundo fazer 6/3 e abrir 1 a 0 na partida.

A segunda parcial foi a mais imprevisível e emocionante. Medvedev começou e abriu 3/0. Pouco depois, quando perdia por 4/1, Nadal salvou um break point que poderia deixá-lo em situação delicada no set e confirmou o serviço. O game deu confiança ao espanhol, que devolveu a quebra na sequência.

Mas após conseguir nova quebra, virar para 5/4 e sacar para fechar a partida, Nadal errou muito, desperdiçou um match point e ainda viu Medvedev empatar a parcial. Para piorar mais a situação do espanhol, o russo conseguiu nova virada (6/5), obrigando-o a sacar para forçar o tie-break, o que conseguiu sem sustos.

No tie-break, Medvedev começou melhor, abrindo 4 a 1. Mais preciso, o russo continuou dominando até fazer 6 a 3 e ter três set points. Em situação muito difícil, Nadal ainda diminuiu, mas não resistiu ao adversário, que fechou em 7/4, empatando a partida.

O terceiro set começou equilibrado com os dois tenistas arriscando pouco. No sétimo game, porém, Medvedev conseguiu o primeiro break-point, quebrando o serviço de Nadal na sequência. Com 5/3 a seu favor, o russo passou a depender apenas de si para vencer a partida e não titubeou, fechando o set em 6/3.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile