CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Bolsa interrompe série negativa e fecha em alta de 0,61%, com acomodação do dólar

Com a relativa acomodação do dólar após os picos desta semana, o Ibovespa pôde se beneficiar do dia em geral positivo no exterior. Em Nova York,...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Em dia de liquidez moderadamente reduzida, véspera de feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos e sem negócios em Nova York nesta quinta-feira, 28, o Ibovespa conseguiu se firmar em alta no meio da tarde, encerrando o dia com ganho de 0,61%, a 107.707,75 pontos, após perda de 1,26% no dia anterior. O giro financeiro foi de R$ 15,5 bilhões, bem abaixo da média das últimas sessões – ontem, chegou a R$ 26,8 bilhões. No mês, o Ibovespa volta a acumular ganho, de 0,46%, com alta de 22,55% no ano.

Com a relativa acomodação do dólar após os picos desta semana, o Ibovespa pôde se beneficiar do dia em geral positivo no exterior. Em Nova York, os três índices de referência – Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq – renovaram nesta quarta-feira, 27, máximas históricas de fechamento pelo terceiro dia seguido.

Em São Paulo, alguma recuperação para as ações do setor financeiro, com peso em torno de 25% na composição do Ibovespa e que havia estado entre os de desempenho negativo nas últimas sessões. Destaque também para o setor de varejo, com a ação da Via Varejo em alta de 4,03% e da Lojas Americanas, de 4,10% no fechamento, com Magazine Luiza apontando ganho de 5,95% na sessão.

O dólar mais forte continua a favorecer o desempenho das ações de empresas com geração de receita na moeda, como as do setor de papel e celulose (Suzano +2,68%). A Vale, contudo, fechou em baixa de 1,25% para a ação ordinária, com o ajuste negativo, de 1,95%, nos preços do minério de ferro em Qingdao.

A ação da Petrobras fechou em alta moderada, em dia de perda para as cotações do petróleo, após a elevação dos estoques dos EUA, quando se aguardava queda na contagem da semana. Favoreceu o desempenho das ações da empresa (Petrobras ON +0,19% e PN +0,48%) o fim da greve dos petroleiros, que havia sido iniciada na última segunda-feira, e o aumento dos preços da gasolina.

“De forma geral, tivemos hoje um ajuste técnico, acompanhando lá fora, com cautela ainda, especialmente porque amanhã será feriado em Nova York e, na sexta-feira, a sessão por lá será em meio período”, diz Pedro Galdi, analista da Mirae, para quem o gatilho decisivo, daqui ao fim do ano, continua a ser alguma ruptura decisiva em relação à disputa comercial EUA-China.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais