Cascavel - Começa a funcionar o Sistema fotovoltaico na Câmara
  • Mariana Lioto
  • Assessoria

25 Abril 2018 | 17h29min

Foi feita hoje (25) pela Companhia de Energia do Paraná (Copel) a verificação de ligações e liberação da Câmara de Vereadores de Cascavel para a utilização do sistema fotovoltaico que agora capta a energia solar para atender as necessidades do prédio do Legislativo.

A instalação feita pela empresa Viza e Cia Ltda, vai proporcionar uma economia de cerca de 50% na demanda mensal de energia elétrica da Casa.

Além do gasto menor com energia elétrica que poderá ser verificado a partir dos próximos meses o Sistema Fotovoltaico não demanda manutenção e a energia gerada se interliga à rede elétrica pública. Quando o gerador solar oferecer mais energia do que a necessária para o atendimento do consumo o excesso é injetado na rede elétrica gerando créditos energéticos.

O processo licitatório também possibilitou uma grande economia. O valor máximo previsto era de R$ 235.414,00 pela instalação do serviço, mas foi possível reduzir para R$ 155.709,70, um percentual de desconto de 33,85%. Segundo o Presidente da Câmara, Gugu Bueno (PR) a estimativa é que com a economia mensal com energia elétrica o cálculo é que o retorno do investimento se dará em cerca de 3 anos e meio.

“A busca é sempre por economia e se isso for possível através da geração de uma energia limpa e sustentável, o que é prontamente atendido pelo sistema fotovoltaico, muito melhor”, afirmou Gugu Bueno.

O equipamento adquirido tem uma garantia de 20 anos.

Carregar mais notas ao vivo

Comentários (3 comentários)

  • Eta so
    3
    0
    3 meses atrás às 20:10h
    Esta história de economia em licitações, não acredito, pois falam em x mais não falam o produto com valor unitário, porque não falam ???
  • jaum
    2
    1
    3 meses atrás às 22:29h
    Bem que podiam os vereadores cortarem pela metade os salários
  • zumm
    0
    0
    3 meses atrás às 08:00h
    cada painel de 320 volts custa 800 reais, mais 9 mil o conversor e mais alguns componentes mais uns 5 mil comprando direto da phb