AMP
Colheita de trigo. Pitanga,11/10/2019 Foto:Jaelson Lucas / AEN

IDR-Paraná e Senar atuarão juntos em ações de desenvolvimento sustentável

Parceria tem vigência até 2023 e contempla capacitação de técnicos e produtores em oito programas do agronegócio...

Publicado em

Por CGN 1

Colheita de trigo. Pitanga,11/10/2019 Foto:Jaelson Lucas / AEN

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Paraná (Senar) assinaram termo de cooperação técnica para atuação conjunta. O objetivo integrar esforços e ações voltados ao desenvolvimento rural sustentável do Estado. O termo foi assinado nesta terça-feira (11), em Curitiba.

A parceria tem vigência até 2023 e vai contemplar capacitação de técnicos e produtores em oito programas do agronegócio. Inicialmente, as atividades ficarão concentradas no ramo de energias renováveis, boas práticas de produção de grãos, agroecologia e integração institucional.

MOMENTO HISTÓRICO – O diretor presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, destacou que o Instituto e o Senar trabalham juntos há alguns anos. “Essa cooperação simboliza um momento histórico para a agricultura do Paraná porque junta as competências de capacitação dos agricultores e a agilidade do Senar com a expertise da pesquisa, extensão rural e assistência técnica do IDR-Paraná”, observou.

Para ele, a cooperação representa a possibilidade de melhorar a competitividade da agricultura das propriedades paranaenses, gerando mais qualidade de vida, renda e sustentabilidade. “Vamos ter a oportunidade de trabalhar, programar, pensar e executar juntos. Estamos otimistas que esse modelo que o Paraná coloca em prática seja altamente exitoso e um exemplo para o país”, destacou Souza.

SUSTENTABILIDADE – O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, acentuou a importância de se desenvolver o meio rural de maneira sustentável: “Esta é uma parceria importante entre uma visão privada e uma visão pública. É uma oportunidade interessante de usar racionalmente os recursos do Senar para capacitação do corpo técnico do IDR, preparando esse time para chegar com mais convicção e mais consistência no produtor rural”, afirmou.

O presidente do conselho administrativo do Senar Paraná, Ágide Meneguette, reforçou a consolidação da parceria de quase 30 anos. “Vamos ajustar, nesta cooperação, para o IDR-Paraná fazer assistência técnica e para o Senar, a capacitação destes profissionais. Isto será positivo para toda classe social, trabalhadores e pequenos produtores”, disse.

ENERGIA RENOVÁVEL – Para Herlon Goelzer de Almeida, engenheiro agrônomo do IDR e coordenador do Programa Paraná Energias Renováveis, esse termo consolida a parceria que vinha sendo desenvolvida no programa de Energias Renováveis.

Ele afirmou que o apoio do Senar já ajudou a capacitar 95 pessoas na área de biogás, com conteúdos da Embrapa Suínos e Aves e do Centro Internacional de Energias Renováveis com ênfase em Biogás (Cibiogas).

“Estamos também iniciando a formação de 105 pessoas do IDR-Paraná e Senar na área de energia solar fotovoltaica. Na área de biogás, 154 pessoas, do Senar, Instituto Água e Terra e IDR-Paraná, vão iniciar cursos de capacitação ainda este ano e em janeiro mais duas turmas serão formadas”, informou Almeida. 

Edivan Possamai, coordenador estadual do Projeto Grãos do IDR-Paraná, lembrou que o termo assinado nesta terça-feira incentiva a adoção das boas práticas pelos agricultores. “Vamos conseguir avançar e aumentar o número de produtores que adotam essas boas práticas, ampliando o processo de divulgação desse trabalho no Paraná”, afirmou.

AGROECOLOGIA – Para o gerente de Comunicação Técnica e Transferência de Tecnologia do IDR-Paraná, Belmiro Ruiz, esse termo vai tornar possível uma programação mais efetiva, propiciando a união de forças de forma institucional. “Com certeza o produtor rural será o grande beneficiado”, acrescentou.

O gerente de Agroecolodia do IDR-Paraná, Márcio Miranda, afirmou que a parceria terá como um dos focos a produção sustentável de hortaliças, na transição agroecológica para a produção orgânica.

“Para o avanço desta produção é fundamental a capacitação de agricultores e técnicos da assistência técnica que esta cooperação vai propiciar. De outro lado, a cooperação também contemplará ações de promoção social e cidadania e o estímulo e orientação para a produção de alimentos em bases agroecológicas para o autoconsumo nas propriedades familiares”, disse.

TRABALHO CONJUNTO – O Senar e o IDR-Paraná trabalham juntos nos programas Bovinocultura de Leite; Grãos (Soja, Milho e Feijão); Agroindústria; Promoção Social e Cidadania; Fruticultura (Vitinicultura); Bovinocultura de Corte; Olericultura Orgânica e Energia Renovável.

As informações são da Agência Estadual de Notícias.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile