Para Conselho da UE, parceria com EUA é ‘crucial’, apesar de ‘tensões’

Sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC), atenção “especial” foi dedicada à reforma do órgão, levando em conta que a eleição do novo diretor-geral está em...

Publicado em

Por Agência Estado

Em reunião do Conselho da União Europeia com os ministros de Comércio do bloco, o relacionamento com o Estados Unidos foi descrito como “crucial”, sendo reconhecidas algumas “tensões bilaterais” recentes. A relação transatlântica foi vista como “importante” para lidar com os desafios atuais, em especial com a pandemia, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira, após as discussões.

Sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC), atenção “especial” foi dedicada à reforma do órgão, levando em conta que a eleição do novo diretor-geral está em aberto. Avanços em áreas como pesca, e a cooperação em meio ambiente e saúde foram sinalizadas. Além disso, ministros apontaram para a igualdade de gênero e o empoderamento feminino como aspectos a constar nos objetivos da UE para comércio.

No relacionamento com a China, a “assimetria” comercial foi apontada, assim como o foco na parceria sobre desenvolvimento sustentável.

A possibilidade de Pequim se aliar aos interesses de Bruxelas sobre subsídios na OMC também consta no comunicado.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal afirmou no seu Twitter que, durante a reunião, “sublinhou que a conclusão de acordos comerciais estratégicos, como o Acordo UE-Mercosul, é fundamental para o futuro da UE e um objetivo que não deve ser abandonado pelos 27” Estados membros.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile