AMP
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Justiça sequestra R$ 20 milhões e põe PF atrás de 35 por narcotráfico de cocaína

As investigações que miraram o transporte de cocaína para a região do Vale dos Sinos identificaram e mapearam os níveis hierárquicos mais altos da organização criminosa...

Publicado em

Por Agência Estado

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 5, a Operação Antracnose, que mira em lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional praticados por organização criminosa estabelecida no Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. A Justiça determinou o sequestro de mais de R$ 20 milhões em bens do narcotráfico, entre eles dezenas de veículos de luxo e 110 imóveis. Além disso, foram bloqueadas 111 contas bancárias de pessoas físicas e de empresas sob suspeita. Cerca de 200 policiais federais cumprem 35 mandados de prisão preventiva e 39 mandados de busca e apreensão nos Estados do Rio Grande do Sul e do Paraná.

As investigações que miraram o transporte de cocaína para a região do Vale dos Sinos identificaram e mapearam os níveis hierárquicos mais altos da organização criminosa sob suspeita, além de descobrir “sofisticada” estrutura de lavagem de dinheiro e de prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional relacionados ao pagamento dos carregamentos de drogas e de armas – sendo os valores remetidos para o Paraguai.

Segundo a PF, em seis meses de apuração foi identificada a movimentação de quatro toneladas de cocaína do Paraguai para o Rio Grande do Sul, em carregamentos semanais que variavam de 100 a 400 quilos.

“No decorrer da investigação, atuando em cooperação policial internacional, foi possível a prisão de uma das maiores lideranças do tráfico de drogas no Estado do Rio Grande do Sul, que estava foragido no Paraguai e que liderava a organização criminosa alvo da ação de hoje”, registrou a corporação em nota.

A ofensiva apura crimes de organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico de drogas, operação de instituição financeira sem a devida autorização, operação de câmbio não autorizada e lavagem de dinheiro.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile