AMP

Tecnologia criada em Cascavel otimiza resgates e é referência para outras cidades do PR

Segundo Corpo de Bombeiros, tempo médio de chegada a locais de socorro é de cinco a dez minutos...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Quem já foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros sabe o quão importante é o trabalho prestado pela Corporação que, dia após dia, trabalha, se aprimora e se reinventa para prestar um serviço de excelência à população.

Com sede em Cascavel, o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros é responsável pelo atendimento a diversos municípios da Região Oeste, onde estão desmembrados dezenas de postos de atendimento.

Somente em Cascavel, por exemplo, são quatro bases, estas instaladas estrategicamente onde os militares ficam a postos esperando os chamados de urgência e emergência.

O procedimento de atendimento é muito prático. A partir do momento que a Central recebe o pedido de apoio, via 193, o socorro já começa a ser agilizado. Rapidamente, o médico de plantão conversa com as pessoas que estão próximas à vítima ou ocorrência, iniciando o deslocamento da viatura mais próxima.

Os pontos de saída das ambulâncias são da Região Central, na Rua General Osório, no Posto Tenente Edy, no Bairro São Cristóvão e no Posto Cabo Bonatto, no Bairro Pioneiros Catarinenses.

Conforme a região da ocorrência, a ambulância ou caminhão de combate a incêndio é mobilizado, sendo analisado, através da tecnologia de geolocalização, qual viatura está mais próxima.

Para este atendimento otimizado, o próprio 4º GB, através do Subcomandante, Major Amarildo Roberto Ribeiro, desenvolveu um sistema/aplicativo que está auxiliando nos socorros em Cascavel.

O SYSBM, como foi nomeado, é um programa de coleta e entrega informações, que facilita o trabalho dos Bombeiros, sendo no deslocamento, acompanhamento pela Central ou até transmissão de informações de vítimas e situação no local de ocorrência.

O aplicativo encaminha, via GPS, o local exato da ocorrência, permitindo a otimização do deslocamento e rastreio da viatura. Além disto, informações sobre ferimentos da vítima e veículos envolvidos em acidentes já ficam ligadas à Central, que, em conjunto com o Samu, dá o encaminhamento ao hospital de referência para o caso atendido.

Major Amarildo destaca que, toda esta tecnologia, junto à dedicação e profissionalismo dos militares, traz uma excelente média de tempo de atendimento e resgate, que hoje está entre cinco a dez minutos, muito abaixo da média Nacional.

O resultado, que já está sendo colhido em Cascavel, começou a ser exportado para demais Grupamentos do Estado, que também buscam a aperfeiçoar o atendimento à comunidade.

Infelizmente, exceções também ocorrem no setor de resgate e, em poucos casos, existem atendimentos simultâneos numa mesma região, assim, sendo necessário o deslocamento de uma equipe que está mais distante que o normal, atrasando, parcialmente, o socorro.

Hoje, através de colaboração do Estado, do Município e também da população, com a taxa de sinistro, Cascavel conta com três ambulâncias ativas e uma de reserva, além de contar com o apoio direto do Samu, que atua em parceria para melhorar o atendimento prestado.  

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile