AMP

Ferramenta propõe ‘matches’ entre eleitores e candidatos a vereador

Para conhecer candidatos com quem tem maior afinidade de ideias, o eleitor escolhe quais pautas considera prioritárias, qual seu alinhamento ideológico, se prefere um governo interventor...

Publicado em

Por Agência Estado

A plataforma Tem Meu Voto, criada nas eleições de 2018, está de volta na corrida eleitoral municipal deste ano para facilitar, a partir das propostas de campanha, o encontro entre eleitores e candidatos a vereadores. “A ferramenta tem a função de apresentar novos nomes e dessa forma fortalecer a democracia permitindo uma maior diversidade de escolha na hora do voto”, disse o coordenador do projeto e empresário, André Szajman, ao Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Para conhecer candidatos com quem tem maior afinidade de ideias, o eleitor escolhe quais pautas considera prioritárias, qual seu alinhamento ideológico, se prefere um governo interventor ou não na economia e qual sua posição sobre as questões de costumes e se gostaria de votar em um candidato que não ocupa cargo eletivo. A ferramenta Tem Meu Voto, então, faz um ranking, para a cidade escolhida, de quais candidatos têm mais afinidade com as opções selecionadas pelo eleitor. Caso prefira, o internauta também pode fazer o filtro de escolha por gênero e raça.

A plataforma é gratuita, suprapartidária, independente e foi criada a partir da união de movimentos e organizações da sociedade civil. Segundo Szajman, a plataforma funciona por busca textual, sem auxílio de inteligência artificial, e depende também da participação dos candidatos para que estes preencham seus perfis. “É importante a gente fazer esse convite aos candidatos para que eles entrem na plataforma e editem seus perfis com maior quantidade de informações sobre as suas bandeiras e prioridades para quando eleitos a vereadores”, afirmou Szajman.

Entre as novidades que a ferramenta traz a partir deste ano está a possibilidade de os eleitores fazerem o acompanhamento do mandato de representantes eleitos a partir da posse em 2021. A ferramenta está disponível em www.temmeuvoto.org.

Eleições de 2018
De acordo com o coordenador da plataforma, em 2018, 85% dos acessos à plataforma foram feitos nas 24 horas finais que antecederam a votação em primeiro turno. Ao todo a plataforma computou nas últimas eleições ao Legislativo, 1,5 milhão de encontros entre eleitores e candidatos.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile