AMP

Rodovia do Sudoeste será restaurada com pavimento de concreto

A PRC-280, entre Palmas e a BR-153, vai receber pavimentação de concreto em quase 60 quilômetros de extensão...

Publicado em

Por CGN 1

A PRC-280, entre Palmas e a BR-153, será restaurada com pavimento rígido em concreto. A técnica, conhecida como whitetopping, é inédita nas rodovias estaduais paranaenses e deve ser aplicada nos 59,55 quilômetros do trecho, incluindo pista de rolamento e acostamentos, do quilômetro 70,8 ao 130,35. O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), publicou este mês o edital de licitação para elaboração de projetos e execução da obra na região Sudoeste.

“O governo Ratinho Júnior está atendendo o Sudoeste paranaense com esta grande obra, inédita, de pavimento de concreto na PRC-280. Essa rodovia é um importante corredor de transporte da produção agroindustrial, atendendo inclusive a maior cooperativa agrícola do País, a Coamo, e precisava de um pavimento novo, resistente, capaz de lidar com os veículos pesados que circulam por ali”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “É uma conquista do Paraná em Obras, iniciativa que anunciamos há poucas semanas, e que já está mostrando seus primeiros resultados”.

A licitação acontece na modalidade Regime Diferenciado de Contratações Integrado (RDCi), que permite a elaboração do projeto e execução da obra no mesmo contrato, com utilização de inovações tecnológicas. Empresas e consórcios interessados devem apresentar suas propostas técnica e de preços em sessão de abertura presencial no DER/PR, em Curitiba, no dia 26 de novembro, às 14 horas. Todas as informações estão disponíveis no portal Compras Paraná.

O prazo para execução completa dos projetos e serviços é de 450 dias (15 meses). Nos primeiros 90 dias deve ser elaborado o Projeto Básico e nos primeiros 150 dias o Projeto Executivo de Engenharia da Obra. Os serviços preliminares da obra têm início já com a conclusão do Projeto Básico. O orçamento estimado é sigiloso, mas um levantamento inicial estima em R$ 120 milhões a execução.

“Um estudo comparativo estimou em R$ 120 milhões a restauração desse trecho da PRC-280 com pavimento de concreto, contra R$ 160 milhões para uma restauração em pavimento asfáltico. Além dessa economia inicial, de mais de R$ 40 milhões, serão necessários menos serviços de conservação e manutenção ao longo dos anos, pois o pavimento de concreto tem o dobro da vida útil do pavimento asfáltico”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

Pela técnica de whitetopping, o pavimento atual receberá serviços de reparos e correção do nível, sendo aproveitado como base para o pavimento de concreto. Serão executadas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que será alargada em 40 centímetros de cada lado. Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas passarão por reciclagem de sub-base primeiro. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança.

RODOVIA – A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a capital paranaense. Considerada o corredor do Sudoeste, é uma rota utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose. De acordo com estudo de tráfego, passam no trecho, diariamente, 1.826 veículos pesados (ônibus, caminhões, reboques), além de veículos de passeio.

A rodovia é atendida pelo programa Conservação e Recuperação com Melhorias do Estado do Pavimento (Cremep) do DER/PR, que prevê serviços como remendos, reperfilagem e microrrevestimento, realizados de modo rotineiro. Considerando o estado atual do pavimento no trecho, a execução de uma obra de restauração vai atender melhor os usuários, com resultados muito mais duradouros.

A maior parte do trecho contemplado no edital encontra-se no perímetro de Palmas, município com mais de 50 mil habitantes.

TRANSPARÊNCIA – Um dos critérios técnicos que será buscado pelo DER/PR é a experiência das participantes com a metodologia Building Information Modeling (BIM) – ou Modelagem da Informação da Construção – para a elaboração dos projetos e acompanhamento da obra. Isso atende a Estratégia Estadual BIM, determinada pelo decreto estadual n.º 3080/19.

Com a metodologia BIM, o modelo de cada obra é construído virtualmente, seguindo de forma rigorosa o que será aplicado no empreendimento real. As antigas plantas e planilhas dão lugar a um sistema que inclui informações em tempo real, como o planejamento da obra, detalhamento dos materiais, custos quantificados e documentação, tudo isso vinculado ao modelo, o que torna o processo mais transparente e facilita a fiscalização.

O anteprojeto da restauração do pavimento já foi modelado utilizando a metodologia BIM, e será entregue à empresa ou consórcio vencedor.

INVESTIMENTOS – A PRC-280, ao longo de sua extensão, também será contemplada no Programa de Revitalização da Segurança Viária do DER/PR, que visa identificar os segmentos críticos de segurança viária ao longo de uma rodovia e propõe medidas melhorias para estes segmentos, o que inclui aumento da capacidade (terceiras faixas), melhoria do pavimento, da sinalização viária e dispositivos de segurança. O edital de licitação das obras está em elaboração e deve ser publicado em breve, um investimento de R$ 51 milhões.

As informações são da Agência de Notícias do Paraná.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile