Borussia Dortmund leva 3 a 0 no 1º tempo, mas reage e busca empate com Paderborn

Foi o primeiro compromisso do Borussia no torneio nacional depois da pausa motivada pelos confrontos entre seleções nas rodadas finais da fase de grupos das Eliminatórias...

Publicado em

Por Agência Estado

O Borussia Dortmund levou um tremendo susto, nesta sexta-feira, na abertura da 12ª rodada do Campeonato Alemão. Em pleno Signal Iduna Park lotado por 81.365 torcedores, o time foi surpreendido pelo lanterninha da competição ao levar três gols já no primeiro tempo, mas foi buscar o empate por 3 a 3 com o Paderborn ao marcar três na etapa final, sendo o último deles nos acréscimos, aos 47 minutos, quando Marco Reus balançou as redes para salvar a equipe da casa da derrota.

Foi o primeiro compromisso do Borussia no torneio nacional depois da pausa motivada pelos confrontos entre seleções nas rodadas finais da fase de grupos das Eliminatórias da Eurocopa de 2020. E o resultado pode ser considerado decepcionante para o time comandado pelo técnico Lucien Favre, que era franco favorito a vencer nesta sexta e contava com a conquista de um triunfo. Porém, pelas circunstâncias, o empate foi bastante comemorado pelos seus torcedores. Com a igualdade em 3 a 3, a equipe assumiu provisoriamente a quinta posição do Alemão, com 20 pontos, encabeçando a zona de classificação à Liga Europa.

Já o Paderborn, que ganhou apenas um dos 12 jogos que disputou nesta edição da Bundesliga e já sofreu nove derrotas, passou a contabilizar cinco pontos na última posição, dois atrás do Colônia, o penúltimo colocado, e a quatro de distância do Mainz, 18º e que hoje é primeiro clube dentro da zona de rebaixamento.

Embora realize esta péssima campanha, o Paderborn começou o duelo desta sexta-feira surpreendendo com um gol já aos 4 minutos do primeiro tempo, quando o atacante alemão de origem congolesa Streli Mamba abriu o placar ao completar para as redes um cruzamento da direita de Kai Proger em uma rápida jogada de contra-ataque.

E o mesmo Mamba ampliou para 2 a 0 aos 37 minutos, quando foi lançado por Sebastian Vasiliadis nas costas da defesa adversária e finalizou na saída do goleiro Roman Burki para voltar a marcar. O gol silenciou novamente o estádio e, atônito com a surpreendente atuação dos rivais, o time da casa sofreu ainda o terceiro aos 43, desta vez com Gerrit Holtmann balançando as redes após uma assistência de Jamilu Collins.

Ainda na etapa inicial, Lucien Favre fez uma substituição no ataque ao trocar o espanhol Paco Alcácer, que pareceu estar lesionado, por Julian Brandt. E depois voltou com a sua equipe para o segundo tempo já queimando as suas outras duas alterações, sacando Mahmoud Dahoud e Nico Schulz, trocados respectivamente pelo belga Thorgan Hazard e pelo espanhol Achraf Hakimi.

E as mudanças surtiram o efeito desejado rapidamente, pois o meia inglês Jadon Sancho descontou o placar logo aos 2 minutos após receber bom passe de Hakimi. Depois disso, porém, o Borussia passou a sofrer para encontrar o caminho do gol e só foi voltar a marcar de novo aos 39, quando o experiente Mats Hummels cruzou e Axel Witsel cabeceou para as redes.

O gol voltou a animar os torcedores, que empurraram a equipe da casa rumo ao empate por 3 a 3, assegurado apenas nos acréscimos, por meio de uma nova finalização de cabeça que terminou dentro da meta do goleiro Leopold Zingerle. Desta vez, o ídolo Marco Reus recebeu passe de Jadon Sancho e testou para deixar tudo igual.

E a conquista do empate também tem bom peso psicológico para o Borussia, pois na próxima quarta-feira o time terá pela frente o Barcelona, na Espanha, em confronto que valerá a liderança do Grupo F da Liga dos Campeões. O duelo será pela penúltima rodada da chave, da qual o time alemão é o vice-líder, apenas um ponto atrás do Barça.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile