Com eleição mais acirrada em 40 anos, COB decide presidente e futuro nesta quarta

A votação será presencial e decidirá quem comandará o COB nas duas próximas edições da Olimpíada de verão – em Tóquio, no próximo ano, e em...

Publicado em

Por Agência Estado

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá uma eleição incomum nesta quarta-feira. Pela primeira vez em 40 anos, o pleito presidencial será decidido por mais de dois candidatos, no Rio de Janeiro – o último foi em 1979. O atual presidente, Paulo Wanderley Teixeira, vai tentar um novo mandato contra Rafael Westrupp e Hélio Meirelles Cardoso, num dos pleitos mais disputados dos 106 anos de história da entidade.

A votação será presencial e decidirá quem comandará o COB nas duas próximas edições da Olimpíada de verão – em Tóquio, no próximo ano, e em Paris-2024 -, com um orçamento previsto de R$ 1,2 bilhão para o novo ciclo olímpico.

Têm direito a voto os 35 representantes de confederações olímpicas, os 12 integrantes da Comissão de Atletas do COB e os dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI): Andrew Parsons, atual presidente do Comitê Paralímpico Internacional, e Bernard Razman, ex-jogador da seleção de vôlei.

Tanto as confederações quanto os integrantes da Comissão de Atletas estão divididos, embora os esportistas aleguem que pretendem votar em bloco. A decisão deve ser tomada momentos antes do início da votação, às 10h. Além do presidente e do vice, serão escolhidos os membros do Conselho de Administração.

Tentando se aproximar dos atletas, as chapas encabeçadas por Westrupp e Meirelles contam com ex-esportistas como candidatos a vice. O primeiro é acompanhado por Emanuel Rego, ex-jogador do vôlei de praia e que trabalhou na Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania até junho. Meirelles, por sua vez, conta com Robson Caetano, dono de duas medalhas olímpicas.

Dos três candidatos, Westrupp é o mais novo e menos experiente. Reeleito para o segundo mandato à frente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), o dirigente de 40 anos é administrador por formação. Meirelles tem 68, é aposentado da Petrobrás e formado em engenheira química e economia. Dirige a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno desde 2002.

Durante a campanha, ambos criticaram a atual gestão, principalmente quanto à suposta falta de transparência. Também afirmaram que faltou profissionalismo e ousadia a Paulo Wanderley, que assumiu a presidência do COB em 2017 após a prisão de Carlos Arthur Nuzman, de quem era vice.

Desde então, o ex-dirigente do judô, de 70 anos, se esforçou para afastar sua imagem da de Nuzman, com demissões e um esforço, então inédito no COB, de divulgar mais informações sobre a gestão da entidade. Para atletas e dirigentes de outras confederações, não foi o suficiente.

Apesar disso, a chapa de Paulo Wanderley e seu vice, Marco La Porta, é a favorita na eleição, com apoio declarado de 17 confederações. Westrupp conta com oito entidades, algumas de peso, como vôlei, basquete e futebol. E Meirelles, correndo por fora nesta briga, é apoiado por cinco confederações.

A balança pode ser desequilibrada por um episódio sem relação direta com a eleição, protagonizado por Carol Solberg, do vôlei de praia. No mês passado, a jogadora gritou “Fora, Bolsonaro” ao vivo na televisão, após receber a medalha de bronze numa etapa do Circuito Brasileiro. No dia seguinte, a Comissão Nacional de Atletas do Vôlei de Praia repudiou a manifestação da atleta, o que gerou incômodo entre os esportistas, principalmente em relação a Emanuel Rego, presidente da Comissão e candidato a vice na chapa de Westrupp.

A eleição será disputada ainda num contexto de dificuldades econômicas enfrentadas pelas confederações. As menores já tinham problemas sérios antes mesmo da pandemia. Todas buscam soluções de gestão e patrocinadores. O próprio COB, em situação tranquila do ponto de vista financeiro, tem dificuldade para encontrar um patrocinador master, mesmo depois de o Brasil sediar a última Olimpíada.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X