AMP
(Imagem Ilustrativa)

Ter passarinho em casa é crime? Veja qual foi a pena para homem que mantinha sabiás e trinca-ferro em gaiolas

Esta semana houve desfecho em um processo referente a um morador do Morumbi...

Publicado em

Por Mariana Lioto

(Imagem Ilustrativa)

Ter aves em casa, em gaiolas, é uma prática comum e muita gente já viu gente que mantem passarinhos desta forma. Isso pode gerar problemas?

A resposta, pela lei, é sim. Se não houver registro sobre a origem do animal e licença dos órgãos ambientais é crime. Em Cascavel nos últimos dias um homem acabou punido por ter dois sabiás e uma ave da espécie trinca-ferro.

O caso foi flagrado pela Polícia Civil e Guarda Municipal no final do ano passado e o desfecho do processo ocorreu agora. Eles foram até uma casa no Bairro Morumbi para cumprimento de um mandado relacionado a violência doméstica. A arma buscada não foi localizada, mas as aves, quem não pertenciam ao homem alvo da ação, estavam no local. O relato é que duas aves tinham sido compradas e uma apanhada com uma armadilha.

O dono foi identificado e enquadrado no artigo 29 da Lei 9.605/98, de crimes ambientais. Este artigo prevê que apanhar espécies nativos, sem licença das autoridades é crime e também comete o crime quem mantém em cativeiro os animais. A pena é de seis meses a um ano de detenção e multa.

Como a pena máxima é baixa, no entanto, foi oferecido pelo Ministério Público a proposta da transação penal. Isso significa que o acusado aceita pagar uma pena para que o processo não tenha sequência. Nesta caso ele pagará um salário mínimo (R$ 1.045). Caso não haja cumprimento o processo pode seguir, para instrução e julgamento.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile