Sinduscon e FGV apontam alta nos custos da construção, puxada por materiais

O dado é apurado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O...

Publicado em

Por Agência Estado

O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo atingiu R$ 1.500,76 por metro quadrado em setembro. Isso representa alta de 1,60% na comparação com agosto um crescimento de 4,95% nos últimos 12 meses.

O dado é apurado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador reflete a variação dos custos das construtoras e é utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

A alta do CUB em setembro foi puxada pelos materiais de construção, que avançaram 4,08% no período. Já a mão de obra avançou 0,20%, enquanto o custo administrativo permaneceu estável.

O avanço do custo dos insumos está preocupando as construtoras, que vêm abalo ao equilíbrio dos contratos. “O aumento excessivo dos preços dos materiais de construção está afetando o custo das obras e prejudicando o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de obras públicas e privadas”, declarou o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra.

Em setembro, cinco itens apresentaram variação acima do IGP-M, que foi de 4,34%: fio de cobre antichama isolante 750 V 2,5 mm? (+13,79%), aço CA-50 diâmetro 10 mm (6,82%), cimento CPE-32 saco 50kg (+6,51%), disjuntor tripolar 70 A (+5,64%) e tubo de PVC-R rígido p/ esgoto diâmetro 150 mm (+5,39%).

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile