AMP

Evento conta a história dos 112 anos do Departamento Penitenciário

O evento é online e organizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen)...

Publicado em

Por Luiz Oliveira

Um evento online organizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) contou a história dos 112 anos do sistema prisional do Paraná, comemorado nesta semana. Foram dois dias, de palestra e contação de histórias, que teve a participação de servidores e da comunidade de todo o estado.

“Esse ano por conta da pandemia foi preciso inovar e por isso mantivemos o evento e comemoração de aniversário em formato online, o que de certa forma facilitou o acesso público e também garantiu a manutenção dessa memória viva no tempo”, afirma do diretor do Depen, Francisco Caricati.

“Acredito que cumprimos com o nosso propósito de oportunizar o acesso a história do sistema penitenciário para pessoas que estão localizadas em outras regiões do estado e que antes não tinham tido a oportunidade de participar dos eventos de comemoração”, ressalta a diretora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário, Marilza Hack.

A diretora explica ainda, que a escola buscou organizar o evento em dois dias e apresentar a história em diferentes formatos, de forma acadêmica baseada em estudos, como também, de forma contada a partir de relatos daqueles que fizeram e fazem parte da história do departamento penitenciário.

O primeiro dia do evento contou com a participação do diretor do Depen e da diretora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário que abriram as atividades. Em seguida, o professor Clóvis Gruner, da Universidade Federal do Paraná, falou sobre o surgimento do sistema prisional e o contexto histórico, traçando um breve panorama das necessidades da segurança pública no começo do século 20, bem como os benefícios e problemas advindos da implantação da Penitenciária do Estado.

A segunda parte do evento foi de contação de histórias que foram apresentadas por Edevaldo Miguel Costacurta, Felis Russi Filho, Marcelo Leôncio de Lima Bueno e Carlos Alberto de Carvalho, servidores aposentados e ativos, que contaram sobre fatos que vivenciaram ou ouviram nas prisões do Paraná.

O texto é da Assessoria de Comunicação do Depen.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile