Brexit: Eurasia eleva probabilidade de acordo do Reino Unido com UE para 60%

A Eurásia avalia que os sinais de Londres estão “abrandando retoricamente e substancialmente”, com as múltiplas crises geradas pela pandemia levando o primeiro-ministro, Boris Johnson, a...

Publicado em

Por Agência Estado

Em grande parte pela pressão imposta pelos novos casos de coronavírus, a Eurasia aumentou a probabilidade do Reino Unido chegar a um acordo pelo Brexit em 2020 para 60%, frente aos 45% anteriores. As dificuldade impostas pela doença tendem a levar o governo britânico a realizar “concessões tangíveis” nas negociações com a União Europeia (UE), avalia a consultoria. No entanto, a análise prevê que avanços só devem ocorrer depois da reunião do Conselho Europeu, nos dias 15 e 16 de outubro.

A Eurásia avalia que os sinais de Londres estão “abrandando retoricamente e substancialmente”, com as múltiplas crises geradas pela pandemia levando o primeiro-ministro, Boris Johnson, a “concluir que agora vai precisar do sucesso político de um acordo”. A consultoria avalia que as negociações para questões técnicas avançaram em áreas como a pesca, questão importante para a França, um dos negociadores mais duros no bloco europeu. Ainda assim, questões como o mercado interno seguem sobre a mesa, segundo a análise.

A Eurásia vê a reunião do Conselho Europeu em outubro como um ponto de partida, não sendo provável ali o anúncio de um acordo, mas servindo para colocar o meio de novembro como prazo final. Além da questão com Paris, a consultoria ainda vê dificuldades em setores como o Parlamento Europeu, que podem representar riscos.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile