Correção: Assistimos no País um ‘flerte com o populismo fiscal’, diz Hartung

O ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung afirmou que o Brasil está voltando a flertar com o populismo fiscal, mesmo após construir um arcabouço mais robusto...

Publicado em

Por Agência Estado

Há um erro no 13º parágrafo da matéria enviada anteriormente. O cenário básico da IFI para a dívida pública em 2030 é de 117,6%, e não como constou. A estimativa de 80,8%, que constava no texto, é no cenário otimista. Segue abaixo a matéria corrigida.

O ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung afirmou que o Brasil está voltando a flertar com o populismo fiscal, mesmo após construir um arcabouço mais robusto nos últimos anos. Durante o seminário Regras Fiscais e sustentabilidade, promovido pelo Insper, Hartung destacou que precisou fazer ajustes fiscais nas quatro passagens pelo Executivo.

Neste ano, ele lembrou que a pandemia forçou o aumento de gastos e destacou que a situação fiscal está cada vez mais apertada, com as despesas obrigatórias subindo e as discricionárias sendo “esmagadas”. “O País está flertando de novo com populismo fiscal, com gastança, com irresponsabilidade fiscal.”

A declaração de Hartung introduziu a apresentação de estudo de Marcos Bonomo, Paulo Ribeiro, ambos do Insper, e de Claudio Frischtak, presidente da Inter.B Consultoria. O estudo indica que não foi a criação do teto de gastos que reduziu o investimento público, que já vinha caindo desde o início da recessão de 2015-2016.

Além disso, mostra, com uma regressão desde 2010, que a criação de um subteto, com as despesas discricionárias sendo ajustadas pelo Produto Interno Bruto (PIB), não deterioraria mais a situação fiscal. O estudo, conclui, contudo, que mesmo com esse subteto exigiria ajuste ainda maior sobre despesas obrigatórias, o que exige reformas e não é tarefa fácil.

O ex-secretário do Tesouro Nacional e futuro economista-chefe do BTG Pactual, Mansueto Almeida, afirmou que o Brasil pode continuar registrando déficit primário em 2026, dez anos depois da criação do teto de gastos. Para que o País volte a ter superávit em 2026, Mansueto disse que é necessário um grande esforço de arrecadação, além da redução das despesas obrigatórias.

Segundo o economista, para um superávit primário pequeno, de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) será necessário um ajuste de 0,5 ponto porcentual do PIB por ano, de 2022 a 2026, enquanto a arrecadação tem de crescer 0,4 ponto por ano no mesmo período.

Mansueto disse que espera que não seja necessário aumento de carga tributária, com o esforço de arrecadação sendo obtido via crescimento do PIB e de revisões de benefícios tributários. “É praticamente impossível voltar a ter superávit em 2026 sem mexer na arrecadação. O Brasil não vai ter redução de carga tributária nos próximos cinco a dez anos, não vai acontecer. Ficaria feliz se conseguisse rever benefícios fiscais. Se flexibilizar o teto, vai ter que fazer esforço muito maior de arrecadação.”

O ex-secretário do Tesouro ainda comentou que, sendo otimista, os gastos com Previdência devem cair 1 ponto do PIB até 2026. Mansueto lembrou ainda que, no momento da criação do teto, as despesas primárias representavam 19,8% do PIB e, hoje, cinco anos depois, está em 19,9%.

“Praticamente não reduzimos nada. No fim de 2021, já era para o governo estar com déficit primário zero, mas a estimativa do governo é de déficit de 3,0%. Isso mostra que deveríamos fortalecer o ajuste, não flexibilizar o ajuste fiscal.”

Mansueto lembrou ainda que o Tesouro tem sido obrigado a pagar juros maiores do que a Selic para títulos com vencimento em abril de 2021. “O Brasil vai sair da crise com dívida muito alta e sujeita à variação de juros. A situação fiscal vai continuar se deteriorando se continuarmos emitindo os sinais errados”, disse, alertando sobre possíveis efeitos negativos sobre a condução da política monetária e o controle da inflação.

Renda Brasil e impostos

O diretor executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal (IFI), Felipe Salto, defendeu que um novo programa assistencial, como o Renda Brasil, tem de ser feito por meio do corte de outras despesas e não com o aumento de imposto.

Durante o seminário promovido pelo Insper, Salto argumentou que, se o programa for financiado com novos impostos, o teto de gastos, na prática, não cumpre seu objetivo de limitar o crescimento das despesas.

Salto ainda citou as projeções fiscais da IFI para os próximos anos. A dívida pública, por exemplo, deve subir 20 pontos porcentuais este ano, para 96,1% do Produto Interno Bruto (PIB). “E a recuperação para os próximos anos não será imediata, será mais para 2022, 2023.” Em 2030, a dívida chegaria a 117,6% do PIB, no cenário básico.

O economista também alertou que “se houver um cavalo de pau” na dívida, a curva de juros futuros se deteriorará ainda mais.

Leniência com o teto

No mesmo seminário, o economista Marcos Mendes, pesquisador associado do Insper, afirmou que o governo Jair Bolsonaro está sendo leniente com o cumprimento do teto de gastos. Mendes argumentou que Bolsonaro tem criado um impasse interditando todas as soluções pensadas para manter o teto de pé. O economista lembrou ainda que o governo aceita a ideia de criar o programa Renda Brasil via aumento de receitas, o que é uma indicação de que aceita discutir o teto.

O economista citou diversos mecanismos que podem ser feitos para driblar o teto, como a extensão do decreto de calamidade pública, uma emenda nas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) emergencial e do pacto federativo que permita que o Renda Brasil fique fora do limite de gastos, uma interpretação de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), que permita que o orçamento fique acima do teto, assim como a criação de orçamentos paralelos via fundos privados. Ele ainda argumentou que o acionamento dos gatilhos da regra não é suficiente para criar espaço ante o limite de despesas.

Na avaliação de Mendes, é necessária uma política fiscal bastante apertada nos próximos anos. Segundo suas simulações, mesmo que o teto de gastos seja cumprido até 2023, se os juros da dívida ficarem próximos do patamar recente, de 4,5% em termos reais, há grande chance de a dívida sair do controle, sem se estabilizar. Já no caso de cumprimento do teto e juros baixos, a dívida cresce, mas se estabiliza no longo prazo, em torno de 2030.

Felipe Salto, acrescentou que não adianta o País ser pródigo em criar regras fiscais sem não consegue cumpri-las.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile