UE/Reino Unido: é preciso respeitar tratados internacionais, diz Michel na ONU

A UE negocia o futuro da relação com o Reino Unido, após o Brexit, mas o bloco critica o fato de o país querer agora rever...

Publicado em

Por Agência Estado

Durante seu discurso virtual na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente da Comissão Europeia, Charles Michel, fez uma referência clara à disputa entre a União Europeia e o Reino Unido. Ele cobrou “respeito aos direitos internacionais” e disse que estes eram agora ameaçados “mesmo por aqueles que, até recentemente, eram seus garantidores históricos”.

A UE negocia o futuro da relação com o Reino Unido, após o Brexit, mas o bloco critica o fato de o país querer agora rever um acordo já fechado. Com o impasse, as duas partes podem desistir de qualquer pacto, com impactos comerciais e econômicos para os dois lados, sobretudo o britânico, de acordo com projeções.

Michel também tratou das relação entre a UE e a China. Segundo ele, o bloco deseja “aprofundar a relação”, porém cobra mais reciprocidade. A autoridade disse que Bruxelas continuará a falar sobre respeito aos direitos humanos e a proteção de minorias, temas que costumam irritar Pequim. Michel ainda elogiou a parceria com a China em várias frentes, entre elas o combate à covid-19. Ele disse que o bloco espera uma vacina “segura” e “eficaz” para controlar a doença.

A autoridade ainda comentou o caso da Venezuela. Segundo ele, o bloco trabalha por “uma solução pacífica” para a crise do país, que inclua “eleições livres”.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile