AMP

Senado aprova indicação de novo embaixador na Ucrânia

Na sabatina, na Comissão de Relações Exteriores, na segunda-feira (21), Norton disse que o Brasil deve procurar reativar a interação com a Ucrânia ...

Publicado em

Por CGN 2

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (23) a indicação do diplomata Norton de Andrade Mello Rapesta para o cargo de embaixador do Brasil na Ucrânia. O nome dele recebeu 39 votos a favor e 3 contrários em sessão deliberativa semipresencial do Senado.

A indicação de Mello Rapesta havia sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) na última segunda-feira (21). O relator da MSF 34/2020 foi o senador Major Olimpio (PSD-SP).

Durante a sabatina, o diplomata disse que o relacionamento entre os dois países passa por um bom momento após um período de dificuldades entre 2015 e 2018, por causa do fim do programa espacial e pela queda do comércio bilateral. Na avaliação do diplomata, é o momento de o Brasil procurar reativar essa interação.

— Pretendo reforçar a presença do Brasil na Ucrânia com a identificação de possibilidades para ampliar a cooperação parlamentar. Eu acho fundamental a participação da Comissão de Relações Exteriores, do Parlamento Brasileiro, no acompanhamento das questões internacionais, e a Ucrânia — etimologicamente, Ucrânia quer dizer “país da fronteira” — é um país que está hoje no meio de uma disputa entre União Europeia, Estados Unidos e Rússia — disse.

O fluxo comercial entre os dois países, que chegou a superar US$ 1 bilhão entre 2011 e 2012, despencou para US$ 133 milhões em 2016. Mas isso começa a dar sinais de recuperação. Os principais produtos exportados para a Ucrânia em 2019 foram café, tabaco, aparelhos mecânicos, amendoim, tripas, bexigas e estômagos de animais, açúcar e cítricos. Os principais produtos importados foram fármacos, laminados de ferro e aço, aquecedores elétricos de água, malte e aparelhos elétricos para telefonia.

Mello Rapesta nasceu no Rio de Janeiro e tem 62 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ingressou na carreira diplomática em 1982. Ele atuou em representações brasileiras em Caiena (Guiana Francesa), Helsinki (Filnândia) e Luanda (Angola). Desde 2016, é embaixador do Brasil no Kuwait.

As informações são da Agência Senado.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile