AMP

Ambientalista Ailton Krenak recebe o Troféu Juca Pato 2020

Escolhido pelos sócios da UBE, por meio de votação, Krenak foi escolhido para receber a homenagem de “Intelectual do Ano”, destinada à personalidade que “tenha...

Publicado em

Por Agência Estado

O ambientalista e líder indígena Ailton Krenak é o vencedor do 62º Troféu Juca Pato. Oferecido pela UBE (União Brasileira de Escritores), a premiação destacou o trabalho do escritor com a publicação de Ideias para Adiar o Fim do Mundo (Companhia das Letras).

Escolhido pelos sócios da UBE, por meio de votação, Krenak foi escolhido para receber a homenagem de “Intelectual do Ano”, destinada à personalidade que “tenha publicado livro de repercussão nacional no ano anterior, em qualquer área do conhecimento, e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do País, na defesa dos valores democráticos e republicanos”, descreve o prêmio.

Antes da votação da UBE. O público participou indicando possível candidatos ao prêmio. Foram 54 indicados de todas as regiões do Brasil. O nome de Krenak concorreu com Djamila Ribeiro, Eliane Brum, Laurentino Gomes e Maria Valéria Rezende.

Ailton Krenak nasceu em 1953 em Minas Gerais, na região do Médio Rio Doce. Aos dezessete anos de idade, mudou-se com sua família para o estado do Paraná, onde se alfabetizou e se tornou produtor gráfico e jornalista. Militante indígena, atuou contra o desastre ambiental em Bento Rodrigues, distrito da cidade mineira de Mariana.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile