AMP

Luz no fim do túnel

Embora seja pouco expressivo, é um número para ser comemorado: foi a primeira vez na história que a estrada de ferro construída há 32 anos pelo...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Transportando cerca de 800 mil toneladas de cargas (grãos e frango refrigerado na ida até Guarapuava, de onde seguiram para exportação pelo Porto de Paranaguá; e fertilizantes e cimento, na volta a Cascavel), a Ferroeste registrou no primeiro semestre um lucro de 2,3 milhões de reais.

Embora seja pouco expressivo, é um número para ser comemorado: foi a primeira vez na história que a estrada de ferro construída há 32 anos pelo governo do estado entre as duas cidades registrou um resultado positivo, superando, com a eficiente administração do engenheiro cascavelense André Gonçalves, as deficiências estruturais e limitações operacionais que a tornaram, nos moldes atuais, financeiramente inviável.

De qualquer forma, são problemas que já estão encaminhados para uma solução definitiva: foi publicado nesta semana o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que dá início oficial ao processo de desestatização ferrovia, incluída, a pedido do governo paranaense, no Programa de Parcerias e Investimentos da União.

De acordo com a resolução do PPI, a privatização da Ferroeste tem o objetivo de reduzir o papel do Estado em atividades econômicas e faz parte da estratégia de ampliação da malha ferroviária de interesse do Paraná e do Brasil, que prevê futuros ramais para Dourados (MS) e para o Paraguai, além da construção de um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá.

Se tudo correr nos trilhos, a expectativa é que ela seja leiloada na Bolsa de Valores de São Paulo até o final de 2021.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile