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Aeroporto de Foz em ritmo de upgrade

O principal deles, a ampliação da pista de pouso e decolagem, já está na reta final de conclusão....

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Por Caio Gottlieb

Diversos pré-requisitos precisam ser preenchidos para que o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu realize o sonho do trade turístico da cidade de se tornar um dos mais importantes hubs (como são chamados os centros de distribuição de voos) da América do Sul.

O principal deles, a ampliação da pista de pouso e decolagem, já está na reta final de conclusão.

Ganhando mais 600 metros de comprimento, a pista alcançará uma extensão total de 2,8 mil metros, o que permitirá aos jatos comerciais de grande porte decolar com tanque cheio para viagens sem escalas com destino aos Estados Unidos e à Europa.

Com previsão de ficar pronta no primeiro semestre de 2021, a obra é uma das muitas melhorias que fazem parte de um amplo pacote de investimentos feitos em toda a estrutura do aeródromo através de parceria entre a Infraero e a Itaipu, contemplando ainda as ampliações da estação de passageiros, reinaugurada em fevereiro, e do pátio de aeronaves, além da instalação de quatro fingers, duplicação da via de acesso ao terminal e implantação de uma ciclovia.

Mas uma novidade do aeroporto que passou praticamente despercebida foi a abertura dias atrás de sua primeira sala VIP, que entrou em serviço sem os merecidos festejos por causa das restrições decorrentes do combate à propagação da Covid-19.

Empreendimento do grupo Advantage, que opera espaços similares nos aeroportos de Congonhas (São Paulo), Santos Dumont (Rio) e Afonso Pena (Curitiba), o lounge (mostrado nas fotos que ilustram a postagem) está localizado depois da inspeção do raio-x, na área de embarque entre os portões 2 e 3, oferecendo poltronas, bancada para trabalho, internet wi-fi, TVs, banheiros, mesas de buffet com snacks, café, sucos e bebidas alcoólicas.

O acesso é gratuito para portadores de determinados cartões de crédito (Mastercard Black e Visa Infinite, por exemplo) ou mediante o pagamento de 32 dólares por pessoa.

Todo esse conjunto de avanços e inovações possibilitará que o aeroporto da terra das Cataratas duplique sua capacidade de atendimento, dos atuais 2,6 milhões para 5 milhões de passageiros ao ano, consolidando-se como um dos ativos mais atraentes da sexta rodada de concessões de terminais federais à iniciativa privada programada pelo Ministério da Infraestrutura.

Ao lado de outros três paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba, e Londrina), Foz integra o bloco Sul, que reúne também os aeroportos catarinenses de Navegantes e Joinville e os gaúchos de Pelotas, Uruguaiana e Bagé.

Planejado para acontecer no início do próximo ano, o leilão vai envolver 22 terminais das regiões Sul, Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

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