AMP
Foto: Marcos Corrêa/PR

Governo retira urgência de proposta que unifica PIS e Cofins

Segundo o Executivo, a urgência trancaria a pauta do Plenário da Câmara e causaria pressão desnecessária na discussão sobre reforma tributária, que ocorre atualmente em comissões ...

Publicado em

Por CGN 2

Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro retirou o pedido de urgência de tramitação do Projeto de Lei 3887/20, que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), com alíquota de 12%, em substituição a PIS e Cofins. A proposta chegou ao Congresso Nacional em julho.

O projeto estabelece que a CBS será apurada e recolhida pelas empresas mensalmente e incidirá sobre operações com bens e serviços no mercado interno e em importações. Receitas decorrentes de exportação estarão isentas da nova contribuição.

“A urgência da CBS trancaria a pauta e causaria pressão desnecessária na discussão sobre o tema, que continua prioritário, mas segue ritmo próprio na Comissão Mista da Reforma Tributária”, explicou em nota o Ministério da Economia.

Saiba mais sobre o projeto que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços

Outras propostas
Segundo a pasta, o PL 3887/20 corresponde à primeira etapa de uma ampla reforma tributária pretendida pelo governo federal. Atualmente, o Congresso Nacional já discute outras duas propostas – ambas alteram a Constituição com objetivos similares.

A comissão mista citada pelo ministério analisa proposta (PEC 110/19) que unifica nove tributos. Já uma comissão especial da Câmara examina texto (PEC 45/19) que prevê a substituição de cinco tributos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile