AMP

Sobre batata quente e casca de banana

Imunidade é diferente de isenção tributária. Imunidade significa que determinada atividade não está sujeita a qualquer tipo de tributação, como é o caso dos templos religiosos...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Com a assessoria jurídica do advogado José Alberto Dietrich Filho, o blog traz para uma melhor compreensão dos leitores as razões que pontuaram o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro no polêmico episódio da anistia das dívidas das igrejas.

Imunidade é diferente de isenção tributária. Imunidade significa que determinada atividade não está sujeita a qualquer tipo de tributação, como é o caso dos templos religiosos de todos os credos, da edição de livros e de diversos outros serviços, que conquistaram o benefício na Constituição promulgada em 1988.

Entretanto, a Receita Federal entende que nem tudo o que envolva a fé religiosa está imune à taxação do Fisco e vem tributando algumas atividades dos templos sobre as quais incidiriam “contribuições”, e não impostos.

Agora, veio o Congresso Nacional e aprovou uma lei complementar confirmando a imunidade constitucional e concedendo anistia fiscal às igrejas.

Na prática, anulou os atos da Receita, jogando a batata quente no colo de Bolsonaro.

Se o presidente a sancionasse sem vetos, ficaria sujeito a ser acusado de crime de responsabilidade, correndo o risco de sofrer um processo de impeachment.

Bolsonaro vetou parcialmente a lei e deixou a palavra final com o Parlamento, que, se quiser, pode derrubar a decisão dele.

Nas redes sociais, o presidente disse, em resumo, mais ou menos o seguinte: “Estou vetando porque não posso sancionar dessa forma, mas vocês podem derrubar meu veto. Fiquem à vontade”.

Ou seja, escapou de pisar na casca de banana que deputados e senadores malandramente jogaram em seu caminho e devolveu a batata quente para eles descascarem.

Definitivamente, Brasília não é para amadores.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile