AMP
Imagem Ilustrativa

Expectativa com reforma e dados da China animam Ibovespa, apesar de tombo do PIB

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje que enviará na próxima quinta-feira ao Congresso a proposta de reforma administrativa, que pretende reestruturar o RH do Estado. Ele...

Publicado em

Por Agência Estado

Imagem Ilustrativa

Com cerca de 2.400 pontos alcançados entre a mínima (99.382,02 pontos) e a máxima (101.819,31 pontos), o Ibovespa destoa das bolsas em Nova York, que exibem ganhos entre 0,06% e 0,90%, e ainda mais das europeias, que caem. A despeito do tombo de 9,7% no segundo trimestre (-9,1%, mediana das estimativas), a visão é de que o resultado foi decorrente dos efeitos da pandemia de coronavírus e que a tendência é de retomada, ainda que gradual. Mesmo com o fiscal preocupante, há ânimo na B3 ainda reforçado pela promessa do governo em acelerar a reforma administrativa.

Às 11h25, o Ibovespa subia 2,34%, aos 101.693,92 pontos.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje que enviará na próxima quinta-feira ao Congresso a proposta de reforma administrativa, que pretende reestruturar o RH do Estado. Ele estava ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de líderes partidários do chamado Centrão.

“O PMI Industrial chinês também ajuda, mas é mais interno. É uma correção. Se fosse só China, Nova York também estaria subindo com força”, descreve um operador.

“Curioso é que parece que o mercado ignorou o risco fiscal. O Renda Brasil vai ficar para depois, ficou de fora do Orçamento de 2021. Porém, vai dar andamento à administrativa, sinal de que o governo está em paz com os demais poderes”, cita.

Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, o PIB não causa preocupação, pois é de impacto lá trás, e o País, conforme ele, está decolando em ‘V’.

Ao avaliar apenas o PIB, a analista Paloma Brum, da Toro Investimentos, pondera que a retomada pode não vir de forma tão rápida e que aguarda o andamento da agenda reformista. Ela cita o recuo forte, de 12,5%, no consumo das famílias, que representa em torno de 60% do PIB. “Pode ser que isso melhore com a reabertura e tenda a beneficiar a economia como um todo”, avalia.

O avanço do índice de preços de gerentes de compras da China de agosto foi o quarto seguido de crescimento, ao atingir 53,1 – maior nível desde janeiro de 2011. O minério de ferro negociado no porto chinês de Qingdao fechou em alta de 0,15%, a US$ 124,66 a tonelada. Já o petróleo avança acima de 1% nos EUA e em Londres. Essa expansão deve impulsionar o Ibovespa, que amargou perdas de 3,44% em agosto, depois de uma série de quatro meses consecutivos de valorização.

“O PMI sugere que a atividade chinesa está com ímpeto mais forte do que se estimava. Como se trata da segunda maior economia do planeta e é um grande importador, que faz negócios com o resto do mundo, acaba puxando não só setores de commodities, mas também outros na Bolsa”, explica.

A despeito dessa percepção de alívio, Paloma pondera que os riscos ficais. “Tão cedo o País não terá superávit, e isso preocupa. O governo tem um orçamento que cresce ano a ano e o teto corre o risco de estourar”, diz.

Hoje, presidente Jair Bolsonaro, ao lado de Guedes e de líderes do ‘centrão’, confirmou a prorrogação do auxílio emergencial até dezembro deste ano. Serão mais quatro parcelas de R$ 300 reais, conforme antecipou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile