AMP
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Em 1º turno, CMC oficializa festival para enfrentamento às drogas

Quero Curitiba Sem Drogas foi incluído no calendário oficial da capital...

Publicado em

Por CGN 1

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em primeira votação unânime, nesta quarta-feira (26), a inclusão do festival Quero Curitiba Sem Drogas no calendário oficial de eventos da capital. A atividade ocorre no último final de semana do Junho Branco, mês dedicado à realização de campanhas preventivas ao uso de drogas, dentro da Semana de Políticas Sobre Drogas. O projeto de lei recebeu 31 votos favoráveis (005.00180.2019). 

Autor da proposição, Ezequias Barros (PMB) disse que a ideia é, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), ter “um festival que fale de drogadição, [para] afastar das drogas através da música, da dança e da arte”. Segundo ele, o evento costuma reunir bandas da capital e de outras localidades. O vereador lembrou ter sido vocalista do grupo gospel Encontro e destacou o trabalho da Diretoria de Política Sobre Drogas, vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito. 
A Câmara de Curitiba acatou, nesta manhã, outras duas propostas de lei em primeiro turno: uma Cidadania Honorária e uma denominação de logradouro. Em segunda votação, os vereadores aprovaram quatro projetos, dentre eles a inclusão da pessoa com deficiência (PcD) em programa da Defesa Civil.

Com 32 votos, o plenário avalizou, em primeiro turno, a Cidadania Honorária de Curitiba a Maria Madalena de Oliveira Tragante, ex-presidente da Associação Paranaense dos Ostomizados (APO). Autor da iniciativa, Jairo Marcelino (PSD) disse que a homenageada, natural de Cambará (PR), superou um câncer de intestino descoberto em 1992 e se tornou conhecida no Paraná como “voluntária modelo” (006.00005.2020).

Hoje aos 83 anos de idade, presidiu a APO em diversas gestões. Ministra palestras e se dedica à arte, com obras de pintura em tela, em porcelana e artesanato, dentre outras. “Madalena Tragante é um exemplo de bondade, caridade e doação ao próximo. Hoje fala-se muito em empoderamento da mulher e esta já nasceu poderosa”, afirmou Marcelino. Julieta Reis (DEM) defendeu que o título deve ser concedido a pessoas que trabalharam em prol da cidade, e não a quem “passou por aqui de avião e foi embora”. “Ela é um exemplo a todas as mulheres”, acrescentou.

Fechou a pauta dos projetos aprovados em primeiro turno, nesta quarta, a denominação de bem público não especificado como Helena Balam Reva, ex-moradora do bairro Mercês, falecida em julho de 2002, aos 84 anos de idade (009.00005.2020). A iniciativa é do presidente da Casa, Sabino Picolo (DEM), e teve 29 votos favoráveis e 1 abstenção.

Restrições eleitorais

A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficias do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais). 

As informações são da Câmara Municipal de Curitiba.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile