Semana da Alfabetização mobiliza escolas e Cmeis da Rede Municipal de Cascavel

Publicado em

A iniciativa faz parte de uma mobilização que ultrapassa os limites de Cascavel e se relaciona a uma importante agenda internacional da educação.
AMP
Foto: Reprodução/CGN

Por Diego Cavalcante

Atualizado em

A alfabetização é uma das principais portas de entrada para o conhecimento, para a participação social e para o exercício de direitos. É com essa perspectiva que a Rede Municipal de Ensino de Cascavel participa, de segunda (21) a sexta-feira (25), da Semana da Alfabetização, envolvendo todas as escolas e Cmeis do Município.

A iniciativa faz parte de uma mobilização que ultrapassa os limites de Cascavel e se relaciona a uma importante agenda internacional da educação. O ponto de partida é o Dia Internacional da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro e instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1966.

A data foi criada para chamar a atenção da comunidade internacional para a importância da alfabetização como um direito fundamental e para a necessidade de ampliar as oportunidades de aprendizagem. Em 2026, são celebrados 60 anos da instituição do Dia Internacional da Alfabetização. A Unesco marca a data deste ano com o tema “Alfabetização para as pessoas, o planeta e a prosperidade” e realizou a celebração mundial nos dias 8 e 9 de setembro, em Chiapas, no México. 

Ao longo dessas seis décadas, a Unesco tem utilizado a data para estimular governos, instituições de ensino, organizações e sociedade a refletirem sobre os avanços e os desafios relacionados à alfabetização. A mobilização reforça o papel da alfabetização na promoção da dignidade humana, no desenvolvimento sustentável e na aprendizagem ao longo da vida. 

É nesse contexto que Cascavel se soma à mobilização pela valorização da alfabetização. A Semana da Alfabetização será uma oportunidade para levar essa reflexão ao cotidiano das instituições de ensino da Rede Municipal, destacando o trabalho desenvolvido diariamente para garantir o direito de aprender.

Cascavel participa da mobilização estadual pela alfabetização

Além da mobilização internacional, a Semana da Alfabetização também integra uma ação articulada no Paraná, envolvendo a Secretaria de Estado da Educação e as redes municipais de ensino.

A iniciativa está alinhada à estratégia Alfabetiza Juntos, do Governo do Estado do Paraná, que desenvolve ações em regime de colaboração entre Estado e municípios com foco na melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na alfabetização das crianças. 

Assim, escolas de diferentes municípios paranaenses estarão mobilizadas durante o período, fortalecendo, de forma conjunta, a importância da alfabetização e o compromisso com a aprendizagem das crianças.

Em Cascavel, o Dia D da Alfabetização será realizado em 23 de setembro, data que concentrará uma mobilização especial nas escolas e Cmeis da Rede Municipal de Ensino. A proposta é envolver toda a comunidade escolar em atividades que valorizem a leitura, a escrita, a oralidade, a literatura e as diferentes experiências que fazem parte do processo de alfabetização.

Durante toda a próxima semana, todas as escolas e Cmeis da Rede Municipal de Ensino desenvolverão atividades relacionadas à alfabetização, planejadas pelas próprias equipes de acordo com a realidade e o planejamento pedagógico de cada instituição. A programação terá como foco a valorização da leitura, da escrita, da oralidade, da literatura e das diferentes experiências que contribuem para o desenvolvimento das crianças.

A proposta é que a Semana da Alfabetização seja também um momento de mobilização da comunidade escolar, evidenciando o trabalho realizado diariamente pelos professores, equipes pedagógicas, gestores e demais servidores, em parceria com as famílias, para acompanhar e fortalecer a aprendizagem das crianças.

As atividades poderão envolver diferentes linguagens e estratégias pedagógicas, tornando a alfabetização uma experiência significativa e relacionada ao cotidiano das crianças.

Além de concentrar a atenção sobre a alfabetização durante uma única semana, a iniciativa busca dar visibilidade a um trabalho que acontece durante todo o ano letivo na Rede Municipal de Ensino.

Teatro aproxima literatura e educação

Um dos destaques da programação será a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura.

No dia 24 de setembro, a Biblioteca Pública de Cascavel receberá duas sessões do espetáculo “Pluft, o Fantasminha”, clássico da literatura infantil brasileira escrito por Maria Clara Machado.

A primeira sessão será realizada às 9h e a segunda às 14h. A atividade é aberta ao público geral, ampliando o convite para que famílias e comunidade também possam participar desse momento de contato com a literatura e o teatro.

“Pluft, o Fantasminha” conta a história de um fantasminha que tem medo de gente e que acaba conhecendo Maribel, uma menina sequestrada pelo pirata Perna de Pau. A narrativa aborda temas como medo, coragem, amizade e descoberta do outro, utilizando o universo da fantasia para construir uma história que atravessa gerações.

A apresentação durante a Semana da Alfabetização reforça a relação entre literatura, cultura e educação. O contato com histórias e com o teatro contribui para estimular a imaginação, a oralidade, a interpretação e a construção de sentidos, além de aproximar as crianças de diferentes formas de expressão.

A parceria entre as duas secretarias também amplia as possibilidades de experiências culturais oferecidas às crianças e reforça a compreensão de que os processos de aprendizagem acontecem por meio de diferentes linguagens e espaços.

Alfabetização como compromisso com a aprendizagem

A Semana da Alfabetização também representa um momento para valorizar o trabalho de quem está diariamente nas escolas e Cmeis e acompanha de perto o processo de aprendizagem das crianças.

A alfabetização é construída de forma contínua, por meio das interações, das brincadeiras, das histórias, das músicas, dos textos, das produções das crianças e das situações reais de comunicação. Por isso, as experiências desenvolvidas durante a semana estarão articuladas ao trabalho pedagógico realizado ao longo do ano.

Para a Secretaria Municipal de Educação, Gislaine Buraki, fortalecer a alfabetização significa garantir às crianças condições para avançar em sua trajetória escolar e ampliar, progressivamente, suas possibilidades de compreender, interpretar e transformar a realidade em que vivem. “A alfabetização é um direito e uma das bases para todas as aprendizagens que vêm depois. Quando uma criança aprende a ler, escrever, interpretar e se expressar, ela amplia suas possibilidades de compreender o mundo e de participar dele. Por isso, a Semana da Alfabetização é tão importante: ela nos permite colocar esse compromisso em evidência, valorizar o trabalho realizado diariamente nas nossas escolas e Cmeis e, principalmente, olhar para cada criança e para o seu direito de aprender. O Dia D será um momento especial de mobilização de toda a nossa Rede, mas o compromisso com a alfabetização acontece todos os dias. E a parceria com a Secretaria de Cultura, por meio do espetáculo ‘Pluft, o Fantasminha’, amplia esse olhar ao aproximar as crianças da literatura e do teatro”, destaca. 

X