Temporal no Paraná tem vento de 105,6 km/h em Maringá; veja rajadas em outras cidades
Publicado em

Por Allan Machado
Atualizado em
Os temporais que atingiram o Paraná nesta sexta-feira (11) vieram acompanhados de fortes rajadas de vento em diferentes regiões do Estado. O maior destaque ocorreu em Maringá, no Noroeste paranaense, onde o vento chegou a 105,6 km/h no aeroporto da cidade durante a noite.
A medição foi registrada às 20h30. Na estação meteorológica do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) instalada em outro ponto de Maringá, a rajada chegou a 68 km/h, às 20h45.
A diferença entre as medições ocorre porque os equipamentos estão instalados em locais distintos e uma mesma tempestade pode produzir rajadas de intensidades muito diferentes dentro de uma mesma cidade.
Os fortes ventos, porém, não ficaram restritos a Maringá. Ao longo da sexta-feira, estações meteorológicas registraram rajadas superiores a 50 km/h em diversas cidades paranaenses.
Infográfico | Tempo
Rajadas de vento ultrapassaram 100 km/h no Paraná
Maringá registrou 105,6 km/h no aeroporto. Em Cascavel, a rajada chegou a 61,9 km/h. Veja as velocidades registradas em diferentes pontos do Paraná.
Velocidade das rajadas por cidade
Valores em quilômetros por hora (km/h), organizados da maior para a menor rajada.
- Maringá (Aeroporto) Maior rajada 105,6 km/h
- Morretes (Pico do Marumbi) 91,4 km/h
- Laranjeiras do Sul 69,5 km/h
- Maringá (estação do Simepar) Maringá 68,0 km/h
- General Carneiro 65,5 km/h
- Palmas 64,8 km/h
- Guarapuava 63,0 km/h
- Santa Maria do Oeste 63,0 km/h
- Cascavel Destaque CGN 61,9 km/h
- Nova Prata do Iguaçu 61,2 km/h
- Pinhão 60,8 km/h
- Entre Rios (Guarapuava) 60,1 km/h
- Ubiratã 60,1 km/h
- São Miguel do Iguaçu 56,9 km/h
- Pato Branco 55,4 km/h
- Toledo 54,0 km/h
Também houve registros de ventos fortes em municípios como Foz do Iguaçu, Capanema e Santa Helena.
Ainda durante a tarde, antes das rajadas mais fortes registradas em Maringá, o Simepar já contabilizava ventos superiores a 50 km/h em pelo menos 21 estações meteorológicas do Paraná.
Cascavel teve vento de quase 62 km/h
Em Cascavel, a rajada chegou a 61,9 km/h às 7h30 de sexta-feira.
O Oeste do Paraná esteve entre as regiões atingidas pelas áreas de instabilidade, com registros também em Toledo, São Miguel do Iguaçu, Ubiratã, Foz do Iguaçu, Capanema e Santa Helena.
As condições de tempo severo fazem parte de uma sequência de dias de chuva intensa e tempestades no Estado.
Temporal causou estragos em Maringá
Em Maringá, a intensidade do vento provocou estragos durante a noite.
Árvores caíram em diferentes pontos da cidade. Uma árvore de grande porte tombou na Avenida São Paulo, nas proximidades do Parque do Ingá, e parte da via precisou ser bloqueada.
Também houve registro de queda de árvore na Avenida Cerro Azul e na Rua Lima, na Vila Morangueira.
Na região de Maringá, postes foram derrubados durante a passagem da tempestade. Também houve registros de granizo na região.
Pouco antes da chegada do temporal, por volta das 20h, a Defesa Civil havia emitido um alerta severo indicando risco de chuva intensa, fortes rajadas de vento e granizo.
Paraná teve tornados e chuva acima de 100 mm durante a semana
Os temporais desta sexta-feira fazem parte de uma sequência de eventos meteorológicos severos registrados no Paraná.
Na quarta-feira (9), um tornado de curta duração foi registrado em Francisco Alves.
Outro tornado ocorreu em Espigão Alto do Iguaçu por volta das 0h40 de quinta-feira (10). O Simepar confirmou os fenômenos e realizou análises para avaliar a intensidade dos ventos a partir dos danos registrados.
Na quinta-feira, os acumulados de chuva também foram expressivos em diferentes cidades.
Campo Mourão registrou 119,2 milímetros, enquanto Ponta Grossa chegou a 101,6 mm. Em Londrina foram registrados 92,4 mm; Jaguariaíva teve 83,4 mm; União da Vitória, 83,2 mm; Telêmaco Borba, 82,4 mm; e Entre Rios, em Guarapuava, 80,4 mm.
Em Ubiratã, as rajadas chegaram a 95 km/h durante os temporais da semana.
Chuva de setembro já passou da média em 16 estações
O volume de chuva registrado apenas nos primeiros dias de setembro já foi suficiente para superar a média climatológica de todo o mês em 16 estações meteorológicas do Simepar.
A situação foi registrada em Antonina, Cambará, Campo Mourão, Cerro Azul, Cornélio Procópio, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Jaguariaíva, Lapa, Loanda, Londrina, Ponta Grossa, Guaraqueçaba, Santo Antônio da Platina, Telêmaco Borba e na estação da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em Antonina.
Por que o vento chegou a 105 km/h em um ponto e 68 km/h em outro?
A diferença entre as medições feitas em Maringá mostra como os efeitos de uma tempestade podem variar mesmo dentro de uma mesma cidade.
Enquanto a estação meteorológica do Simepar registrou rajada de 68 km/h, o equipamento instalado no aeroporto mediu 105,6 km/h.
Tempestades podem produzir correntes de ar extremamente fortes e localizadas. Dessa forma, um núcleo mais intenso pode atingir diretamente uma determinada região da cidade enquanto outro ponto, a poucos quilômetros de distância, registra velocidades consideravelmente menores.
Ciclone mantém instabilidade no Sul do Brasil
As condições meteorológicas estão associadas a um cenário de forte instabilidade na Região Sul.
A formação de um ciclone extratropical na costa intensificou as áreas de instabilidade e contribuiu para a ocorrência de tempestades, chuva intensa, descargas elétricas e fortes rajadas de vento.
Mesmo com o deslocamento do sistema para o Oceano Atlântico, o Paraná continua sujeito a períodos de chuva e tempestades durante o fim de semana.
Neste sábado (12), a instabilidade permanece principalmente sobre a metade norte do Estado, com possibilidade de novos temporais.
Além da chuva, uma massa de ar mais frio começa a avançar pelo Paraná e deverá provocar queda nas temperaturas, especialmente entre domingo (13) e o início da próxima semana.