"O sangramento não cessava", afirma médico sobre homem esfaqueado na jugular
Publicado em
Relacionadas:
Por Fábio Wronski
Atualizado em
Um morador de rua ficou gravemente ferido após ser esfaqueado na região do pescoço, próximo à jugular, no início da manhã desta segunda-feira (31), na Avenida Brasil, na região central de Cascavel.
A vítima sofreu uma lesão grave na região cervical e perdeu uma grande quantidade de sangue. O SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) foi acionado para prestar os primeiros atendimentos.
Inicialmente, o homem estava consciente, estável e conversando. No entanto, durante a avaliação da equipe na ambulância, foi constatado que ele havia perdido aproximadamente 500 ml de sangue, além da quantidade já perdida antes da chegada dos socorristas.
Devido à gravidade do ferimento e à persistência do sangramento, foi necessário o apoio do médico do Corpo de Bombeiros, John Toigo, durante o atendimento.
“É um paciente que foi encaminhado para a gente com uma lesão provocada por arma branca na região cervical direita. A princípio, foi apenas alocado para a ambulância, porque o paciente estava estável e conversando. Porém, ao chegar à ambulância e realizar a avaliação, a equipe constatou que o paciente havia perdido uma quantidade significativa de sangue, aproximadamente 500 ml durante a abordagem, além do que ele já havia perdido anteriormente, até a chegada da nossa equipe”, explicou o médico.
Segundo Toigo, a equipe tentou conter o sangramento e posicionar o paciente, mas a hemorragia continuava.
“Foi realizada a contenção e tentaram colocar o paciente deitado, mas o sangramento não cessava. Então, acionaram a nossa equipe para que pudéssemos administrar medicamentos, realizar os cuidados necessários e fazer a observação desse paciente”, relatou.
O médico destacou ainda a gravidade da lesão e a possibilidade de comprometimento de um vaso sanguíneo importante.
“É um paciente que apresenta uma lesão cervical importante e que, provavelmente, atingiu um vaso sanguíneo de grande calibre. Por isso, ele precisa passar por uma abordagem e avaliação com exames o quanto antes”, afirmou.
Após ser estabilizado, o homem foi encaminhado ao HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), onde recebeu atendimento médico especializado.
A Polícia Militar também esteve no local e realizou os procedimentos relacionados à ocorrência. Equipes policiais devem realizar diligências na tentativa de localizar o responsável pelo ataque. Segundo informações preliminares, a vítima teria sido atacada enquanto dormia.
O homem tem aproximadamente 39 anos. Questionado sobre o risco de morte, o médico John Toigo afirmou que a rapidez no atendimento foi fundamental.
“É provável. Se não tivesse recebido um atendimento rápido e de urgência, poderia ter ido a óbito ainda no local”, destacou.