Foi em 27 de agosto: o dia em que Brasil e Argentina ajudaram a desenhar o Uruguai
Publicado em

Por Redação
Há datas que parecem apenas uma linha em um livro de História, mas mudaram completamente o mapa da América do Sul. 27 de agosto de 1828 é uma delas.
Naquele dia, Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata assinaram, no Rio de Janeiro, a Convenção Preliminar de Paz que colocou fim à Guerra Cisplatina e reconheceu a independência da então Província Cisplatina, abrindo caminho para o nascimento do Uruguai como país independente. A negociação teve mediação do diplomata britânico Lord Ponsonby.
Um território disputado
A região havia sido incorporada ao Império do Brasil como Província Cisplatina, mas grupos locais e forças ligadas às Províncias Unidas do Rio da Prata passaram a lutar contra o domínio brasileiro.
O conflito se arrastou até que a solução militar deixou de ser interessante para os envolvidos. A saída encontrada foi diplomática: em vez de a região ficar definitivamente com Brasil ou Argentina, surgiu a possibilidade de um Estado independente.
O acordo de 1828 transformou uma área disputada em um novo país, que posteriormente consolidaria sua existência como a República Oriental do Uruguai.
Um vizinho que nasceu da negociação
O curioso é que o nascimento do Uruguai não foi resultado apenas de uma vitória militar de um lado sobre o outro. Foi também fruto de uma negociação internacional que buscava encerrar um conflito que interessava diretamente às grandes potências regionais.
Hoje, o país é um dos vizinhos mais próximos do Brasil e tem uma fronteira marcada pelo intercâmbio econômico, cultural e turístico.
Em outras palavras, o mapa que parece tão óbvio hoje já foi assunto de muita reunião, guerra e diplomacia.