Brasil Open deixa calendário da ATP, vira challenger e muda data de disputa

O Brasil Open será substituído no circuito da ATP por um torneio em Santiago, que não recebia uma competição deste nível desde 2011 – a cidade...

Publicado em

Por Agência Estado

Torneio de tênis mais tradicional do País, o Brasil Open vai deixar o calendário da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), em 2020. Após 19 edições, a competição de nível ATP 250 vai se tornar um challenger, competição de nível inferior, tanto em termos de pontos no ranking quanto em premiação.

O Brasil Open será substituído no circuito da ATP por um torneio em Santiago, que não recebia uma competição deste nível desde 2011 – a cidade de Viña del Mar foi sede até 2014. A capital chilena deve receber os jogos no Estádio Nacional de Santiago. A mudança de sede da competição já havia sido informada pelo jornal chileno “La Tercera”, no mês passado. Mas somente neste fim de semana o Brasil Open confirmou sua saída do calendário.

Parte importante da história do tênis brasileiro, o Brasil Open começou a ser disputado em 2001, na Costa do Sauípe, na Bahia. Em 2011, passou a ser disputado em São Paulo, com a maior parte de suas edições sendo realizada no Ginásio do Ibirapuera. Tenistas como o brasileiro Gustavo Kuerten (2002 e 2004) e o espanhol Rafael Nadal (2005 e 2013) foram campeões em solo nacional.

A partir de 2020, contudo, a competição terá nível challenger, com projeto já aprovado junto à Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apto a ser captado, de acordo com a organização. A data também será nova, na semana no dia 23 de novembro. Ou seja, será disputado após o ATP Finals e as Finais da Copa Davis.

Sem dar mais detalhes sobre o novo status, a organização do Brasil Open comunicou que o torneio “ganhará um novo formato que trará benefícios direto para o tênis brasileiro, patrocinadores, parceiros e para o público em geral”. “O novo modelo do projeto tem como objetivo dar mais oportunidade aos tenistas brasileiros, visando a democratização dos recursos aplicados bem como uma maior abrangência do projeto readequado a atual conjuntura do tênis nacional”.

Único torneio de nível ATP no País até 2014, quando foi lançado o Rio Open, o Brasil Open vinha sofrendo com dificuldades de infraestrutura e de obter patrocinadores nos últimos anos. Nos bastidores, recebia críticas dos tenistas estrangeiros e até dos brasileiros. No ano passado, por exemplo, houve reclamações em relação à qualidade das quadras de treino. Torcedores, por sua vez, criticaram um apagão elétrico durante jogo de Thomaz Bellucci na quadra centra, no Ibirapuera.

O resgatado Torneio de Santiago será disputado em fevereiro, na gira sul-americano de saibro, junto dos Torneios de Córdoba e Buenos Aires (todos de nível ATP 250) e do Rio Open (ATP 500). O tênis chileno espera pegar carona na boa fase de tenistas como Christian Garin, 34º do mundo, e Nicolas Jarry, 77º e vice-campeão do Brasil Open de 2018.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile