AMP
Crédito: Câmara Municipal de Curitiba

Pronta para votação nova lei contra maus-tratos a animais

A Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos admitiu, em reunião virtual nesta quarta-feira (19)...

Publicado em

Por CGN 2

Crédito: Câmara Municipal de Curitiba

A Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos admitiu, em reunião virtual nesta quarta-feira (19), projeto que extingue a lei municipal 13.908/2011 e posteriores e moderniza a legislação vigente que normatiza sobre maus-tratos aos animais. Com o parecer positivo do colegiado, a proposição está apta para votação em plenário. As mudanças na legislação foram apresentadas pelo Executivo (005.00226.2019) e junto dela tramita um substitutivo geral protocolado pelo vereador Dalton Borba (PDT) – 031.00008.2020.


Além de adequar a redação de dispositivos da legislação atual, a mensagem do Executivo acrescenta incisos ao artigo 2º da norma, referente às ações consideradas maus-tratos aos animais. O texto, se aprovado e sancionado, passará a contemplar, por exemplo, a mutilação de animais, exceto quando houver acompanhamento e indicação clínico-cirúrgico, de médico veterinário ou zootecnista. No caso do item que já veda a promoção de confrontos entre animais, foi incluída a proibição expressa a rinhas, vaquejadas, touradas e similares em Curitiba, “ainda que em lugar privado”.


Convênio

A possibilidade de um convênio entre a Câmara Municipal de Curitiba e o Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) foi citado durante a reunião do colegiado, nesta quarta, pelo gestor em exercício da Escola do Legislativo da CMC, Ederson Costa. Segundo ele, existe uma agenda ambiental na administração pública, a A3P, que se trata de um programa do Ministério do Meio Ambiente para estimular órgãos públicos a implementar práticas de sustentabilidade, como a instalação de painéis fotovoltaicos, reutilização da água da chuva ou a redução do uso de copos plásticos.


A ideia é compartilhar essas iniciativas com a Comissão de Meio Ambiente e discutir a viabilidade da implantação das medidas na Câmara Municipal. Para Bruno Pessuti (Pode), presidente do colegiado, embora o Legislativo tenha a limitação os painéis fotovoltaicos, ainda apresenta a possibilidade de instalação de sensores de presença nos gabinetes ou o uso de lâmpadas de LED nos corredores, reduzindo assim gasto com energia elétrica.

Perturbação do sossego

Outra questão levantada durante a reunião foi a reclamação de um cidadão quanto ao barulho causado por vendedores, a exemplo do “carro do sonho”. Ele pede providência da comissão, como o envio de um ofício à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável pela fiscalização sobre a emissão de ruídos na cidade. Katia Dittrich (Solidariedade) e Marcos Viera (PDT) concordaram também com Pessuti a respeito de providências como a verificação sobre os escapamentos de motocicletas, veículos que aumentaram muito a circulação após o início da pandemia da covid-19.
A Comissão de Meio Ambiente é formada pelos vereadores Bruno Pessuti, presidente, Marcos Vieira, vice, Fabiane Rosa (PSD), Geovane Fernandes (Patriota) e Katia Dittrich.

Comissão de Educação

A Comissão de Educação, Cultura e Turismo também realizou reunião virtual nesta quarta-feira (19). Foram acatadas as seis proposições que constavam na pauta do colegiado, entre elas o projeto de lei que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba a Flaviano Feu Ventorim (006.00006.2020), de iniciativa da vereadora Noemia Rocha (MDB) e denominação de logradouro público como Mariazinha Zonta Bozza (009.00008.2020), por indicação de Tico Kuzma (Pros). Após o parecer favorável, ambas estão aptas à apreciação em plenário, em primeiro turno. As outras quatro indicações referem-se a premiações concedidas pela CMC.


O vereador Marcos Viera (PDT) repercutiu a audiência pública realizada na semana passada, pela CMC, a respeito do auxílio emergencial à classe artística de Curitiba. Ele informou que irá repassar ao colegiado todas as intervenções e demandas retiradas a partir da audiência e adiantou que devem solicitar a apreciação em plenário do projeto de lei que altera atribuições do Conselho Municipal de Cultura (005.00119.2019), matéria do Executivo que já está apta para votação em plenário.


Integram a Comissão de Educação os vereadores Geovane Fernandes (Patriota), presidente, Fabiane Rosa (PSD), vice, Dona Lourdes (PSB), Marcos Viera e Professor Silberto (MDB).

Informações Assessoria da Câmara Municipal de Curitiba.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X