Mais de 70 mil pessoas dos grupos prioritários ainda não se vacinaram contra a gripe em Cascavel

Publicado em

Os dados mais recentes do PMI (Programa Municipal de Imunização) mostram que, das 140.
AMP
Foto: Reprodução/CGN

Por Diego Cavalcante

Atualizado em

Mesmo após meses de campanha, ações de vacinação e mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 70 mil pessoas que integram os grupos prioritários ainda não se vacinaram contra a influenza em Cascavel. A cobertura vacinal está em 47,83%, muito abaixo da meta de 90% estabelecida para garantir uma proteção mais ampla da população.

Os dados mais recentes do PMI (Programa Municipal de Imunização) mostram que, das 140.620 pessoas que fazem parte do público-alvo, apenas 69.622 receberam a dose. Isso significa que 70.998 pessoas dos grupos prioritários continuam sem a proteção da vacina.

O cenário preocupa ainda mais diante dos números das síndromes respiratórias. Neste ano de 2026 até 25 de julho, Cascavel registrou 14 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). No mesmo período, foram registrados 1.136 casos, dos quais 578 tiveram resultado positivo, o que representa mais da metade dos registros analisados.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacina contra a influenza é uma das principais estratégias para reduzir o risco de agravamento da doença, especialmente entre as pessoas mais vulneráveis. O objetivo não é apenas evitar a gripe, mas principalmente diminuir a ocorrência de casos graves, internações e mortes relacionadas às complicações da infecção.

As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde do Município: UBSs e USFS. O atendimento é sempre de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade, inclusive no horário de almoço. Para facilitar o acesso da população, as unidades Santa Cruz, Los Angeles, Neva e Nova Cidade contam com horário estendido de atendimento, funcionando até as 22h. 

Mais da metade dos prioritários ainda está sem vacina
A baixa cobertura preocupa principalmente entre crianças e idosos. Apenas 39,10% das crianças e 51,40% dos idosos receberam a vacina contra a influenza. Entre as gestantes, a cobertura chega a 58,35%. Em todos esses grupos, mais de 40% ainda estão sem a proteção da vacina.

Atualmente, a vacinação contra a influenza está disponível para toda a população acima de seis meses, mas a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de que quem pertence aos grupos prioritários não deixe a imunização de lado. A vacina segue disponível gratuitamente nas unidades de saúde do Município.

X