AMP

Mudança no sistema de emissão de notas gera dificuldade e prejuízos em Cascavel

No último dia 3 o município alterou o sistema que faz a emissão de todas as notas de prestação de serviço na cidade...

Publicado em

Por Mariana Lioto

No último dia 3 a prefeitura migrou o sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica que atende toda as empresas prestadoras de serviço da cidade. Mais de dez dias se passaram, no entanto, e ainda há problemas sem solução, gerando transtornos e prejuízos.

Um empresário procurou a reportagem informando que desde a mudança não conseguiu emitir uma nota sequer. O novo sistema sempre aponta erro.

Ele comenta que nem com o intermédio do contador conseguiu solucionar o caso. Na semana passada a promessa era que o problema fosse resolvido esta semana, o que não ocorreu.

“O serviço não está funcionando e a empresa está tendo prejuízo. Algumas notas importantes não consegui emitir até o dia 10. Se liberar semana que vem só vou receber no outro mês. Quem vai arcar com o prejuízo?”, questiona.

O contador e diretor do Sescap-PR (Sindicato das Empresas Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), Diego Paim Böttcher, comenta que esteve na prefeitura esta semana em reunião com os responsáveis e a promessa é que até amanhã (15) sejam resolvidos os principais problemas da migração.

“Uma das dificuldades é que sumiram os cadastros das diferentes empresas que eram vinculados, isso está dificultando bastante o momento de fazer as emissões. Outro problema grave é que o sistema anterior, que tem as notas até julho era para ter ficado disponível e não está, assim não está sendo possível ter acesso às notas nem calcular o imposto”, comenta.

O contador Jovane dos Santos Borges, que é membro do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) comenta que os escritórios de contabilidade são a referência para os clientes que estão com dificuldade.

“Os contadores estavam cientes da migração do sistema pois o programa anterior não se comunicava com outros usados pela prefeitura. O momento é de adaptação e os escritórios estão auxiliando os clientes que estão com dificuldades”.

Sem retorno

A CGN procurou o município ainda na parte da manhã para entender o que está acontecendo e o que está sendo feito para resolver os problemas que os empresários enfrentam, mas até a publicação desta reportagem não houve nenhum retorno.

Também foi solicitado um levantamento sobre o número de notas emitidas já no novo sistema em comparação com o programa que era usado anteriormente, para ter uma noção do impacto da alteração. Os números também não foram divulgados.

Devido aos problemas na migração a prefeitura disse que colocou o telefone (45) 3321-2108 para esclarecimento de dúvidas das 8h00 às 19h00, empresários, no entanto, relataram que mesmo tentando várias vezes não estavam conseguindo atendimento telefônico.

Atualização (16h23)

A prefeitura disse que a nota eletrônica de serviços teve início em nosso município no ano de 2011, em substituição à nota fiscal de blocos.

Agora em 2020, encerrou o contrato da empresa que gerenciava não só a emissão das notas eletrônicas como também a escrita fiscal. Através de licitação foi contratada uma nova empresa, que trouxe novo layout e, também, novas e modernas funcionalidades ao sistema de gerenciamento das notas eletrônicas.

Deste modo, assim como ocorrem com todas as mudanças, esta modificação no sistema exigiu e exige adaptações dos usuários, que, certamente, com o manuseio diário, habituar-se-ão às alterações.

Além disso, o Município de Cascavel, buscando minimizar o impacto da mudança, já em maio do corrente ano, passou a disponibilizar avisos e esclarecimentos sobre as modificações, sendo que, as datas de 26, 27 e 28 de julho, ofereceu, conjuntamente com a IPM Sistemas, cinco salas virtuais e treinamento visando preparar o usuário para as mudanças que estavam por vir.

Bem ainda, a pedido dos representantes da classe contábil – SESCAP e SINCOVEL – a data agendada para a transição dos sistemas foi adiada por 60 (sessenta) dias.

Segundo o município houve uma normalização no volume de notas fiscais emitidas, assim, eles acreditam que poucas empresas estejam com dificuldades.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile