Diplomata dos EUA diz que ouviu ligação de Trump sobre ‘investigações’ na Ucrânia

De acordo com o deputado democrata Ted Lieu, da Califórnia, Holmes disse que ouviu a chamada enquanto almoçava com Sondland, em julho, na cidade de Kiev....

Publicado em

Por Agência Estado

O funcionário do Departamento de Estado americano David Holmes disse nesta sexta-feira que ouviu uma conversa entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o embaixador americano na União Europeia, Gordon Sondland, sobre “investigações” na Ucrânia. As declarações foram dadas em uma audiência do inquérito de impeachment contra Trump.

De acordo com o deputado democrata Ted Lieu, da Califórnia, Holmes disse que ouviu a chamada enquanto almoçava com Sondland, em julho, na cidade de Kiev. Lieu afirmou que outras duas pessoas também ouviram a ligação.

“Ele tem conhecimento em primeira mão da conversa entre o embaixador Sondland e o presidente dos Estados Unidos”, disse Lieu. “Ele ouviu a conversa.”

William Taylor, atual chefe da Embaixada dos EUA na Ucrânia, já havia afirmado na quarta-feira que um membro da equipe – mais tarde identificado como Holmes – teria ouvido a conversa em um restaurante em Kiev.

Segundo Taylor, Holmes afirmou que durante a ligação o embaixador disse a Trump que os ucranianos estavam prontos para seguir em frente.

A conversa com Sondland ocorreu no dia seguinte ao telefonema de Trump com o mandatário ucraniano Volodymyr Zelenski, em 25 de julho, em que o presidente dos EUA teria pressionado seu colega a investigar o filho de Joe Biden, pré-candidato do Partido Democrata à Presidência.

Nesta semana, os democratas começaram a realizar audiências públicas do inquérito de impeachment contra o presidente Donald Trump. Fonte: Associated Press

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile