AMP
Crédito: Pedro Ribas/SMCS

Inovações no transporte Acesso aumentam em 30% o número de atendimentos

A frota é composta por nove micro-ônibus que diariamente fazem gratuitamente o transporte de pessoas com deficiência em todas as regionais...

Publicado em

Por CGN 2

Crédito: Pedro Ribas/SMCS

Nesta quarta-feira (12/8), a Prefeitura lançou duas importantes inovações do Transporte Acesso, a roteirização e o portal para agendamento online.

O serviço de micro-ônibus, que faz o transporte porta a porta de pessoas com deficiência a serviços diversos, gratuitamente, conta agora com um sistema inteligente que centraliza os agendamentos do serviço, distribuindo os veículos de forma rápida e com um melhor aproveitamento das rotas e horários.

Além disso, o Acesso agora conta com um portal, que permite que os agendamentos sejam feitos pelos próprios usuários.

A roteirização foi concluída em setembro de 2019 e já nos primeiros meses com o novo sistema, a Central de Agendamentos registrou um aumento mensal de 30% no número atendimentos. Além disso, as eventuais negativas para atendimentos (quando o usuário solicitava o serviço, mas o ônibus que era fixo em cada regional estava lotado) foram zeradas. Dessa forma, todos os cidadãos que solicitam o Acesso são atendidos.

Segundo a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, Denise Moraes, a roteirização do Transporte Acesso mostra como é importante utilizar a tecnologia.

“Com ela conseguimos ampliar o número de atendimentos e zerar as negativas, ou seja, todas as pessoas que solicitam o serviço estão sendo atendidas, sem a necessidade de acrescentarmos novos ônibus neste momento.”

Portal

Pelo Portal Acesso, desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o usuário faz seu agendamento, sem precisar telefonar para a Central, com mais autonomia, economia de ligação e agilidade no processo. Denise afirma que o agendamento online promove a autonomia da pessoa com deficiência.

Segundo o usuário Felipe Augusto del Frate, após acessar o portal e fazer o agendamento, ele recebeu rapidamente a confirmação do horário em que o ônibus passaria em sua casa e o horário em que chegaria em seu destino.

“Em dois minutos eu fiz meu agendamento, tudo muito rápido e prático”, conta Felipe.

Sobre o serviço

O Transporte Acesso é um serviço de micro-ônibus porta a porta, com elevador, cadeira de rodas e acessórios necessários para garantir a mobilidade de pessoas com deficiência. É usado por Pessoas com Deficiência com alto grau de complexidade, com renda familiar, per capita, de até um salário mínimo nacional e com residência em Curitiba.

A frota é composta por nove micro-ônibus que diariamente fazem gratuitamente o transporte de pessoas com deficiência em todas as regionais. O transporte faz o translado de ida e vinda da residência a serviços de saúde, como consultas, exame, reabilitação e serviços socioassistenciais não continuados.

Números do Acesso

Em 2019, o Transporte Acesso fez 20 mil atendimentos. Com 1.900 usuários cadastrados, o atendimento mensal médio, antes da pandemia, era de 1.660 pessoas.

A Central do Transporte Acesso fica na sede do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Cristo Rei. A equipe da Central está pronta para atender os usuários, motoristas e atendentes dos ônibus. Com uma sala exclusiva.

Prêmio internacional

O Acesso foi premiado, em setembro de 2018, pela Bloomberg Philantropies, no projeto Transporte Orientado para Inclusão (TOI), um programa de georreferenciamento que visa a dar mais eficiência à Linha Acesso.

Com um aporte de US$ 50 mil da Bloomberg Philantropies, o Transporte Acesso equipou sua sala de atendimento com TV, mesas, cadeiras, equipamentos de informática e impressora de cartão, 12 smartphones para motoristas e atendentes, além de uniformes para que a equipe possa atender da melhor maneira possível os usuários. Foi adquirido também um carro, que dá suporte ao atendimento dos micro-ônibus.

Participaram do lançamento o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o vereador Pier Petruzziello, e a responsável pelo transporte Acesso, Fernanda Moletta.

Informações Assessoria da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile