AMP

Apenados por crimes de trânsito: PVT Cascavel ministrará curso nacional de formação para instrutores de minicurso

Programa Vida no Trânsito de Cascavel é referência nacional em ressocialização......

Publicado em

Por Paulo Eduardo

A equipe que coordena o PVT (Programa Vida no Trânsito) em Cascavel foi convidada pela rede Vida no Trânsito Brasil a ministrar o primeiro curso de formação de gestores e instrutores na metodologia do minicurso de ressocialização para apenados por crimes de trânsito. Gratuita, a capacitação terá início no dia 1 de setembro, com 30 vagas. Ao todo, serão oito semanas de formação, no sistema EAD.

Dos sete profissionais que atuam voltados à segurança do trânsito em Cascavel e que integrarão a equipe de instrutores, alguns integram o Cotrans/PVT, por meio do qual foi firmada a parceria com a equipe de Educação de Trânsito da Cettrans/Transitar, o Patronato Penitenciário de Cascavel e o Ministério Público Estadual para a realização do minicurso “Mudando atitudes, preservando vidas”, que há quatro anos ressocializa uma média de 35 condutores mensalmente. Desde abril, devido à pandemia, o minicurso está interrompido.

“Cascavel é a primeira cidade do interior a possuir uma Vara de Crime de Trânsito, a qual é responsável pelo processamento dos feitos relacionados aos crimes dolosos contra a vida e pelos crimes de trânsito, ou seja, pela execução dos atos processuais necessários ao desfecho final da ação penal, na sentença. A ideia do projeto veio a partir da demanda de apenados por crimes cometidos na via pública, onde optamos pelo fator educativo como forma de promover a ressocialização dos julgados em crime de trânsito, através de conversão de penas por prestação de serviço comunitário em instituições que atendem acidentados de trânsito e presença no minicurso, levando em conta que as pessoas têm a oportunidade de aprender mais sobre leis e comportamento no trânsito”, explica a educadora de Trânsito da Cettrans/Transitar, Luciane de Moura.

Além de Luciane, a equipe de instrutores nacionais – que tem ampla experiência na temática que é trabalhada no minicurso em Cascavel – conta com o promotor de Justiça Alex Fadel; com a psicóloga jurídica do MPPR, Karen Romero; com os inspetores da Polícia Rodoviária Federal Félix da Silva e Fábio da Silva; com o major do 4º Grupamento de Bombeiros, Amarildo Ribeiro, e com a soldado bombeiro militar Ellen Chrun.

Metodologia

A rede nacional Vida no Trânsito Brasil trabalha com objetivo de proporcionar segurança viária e oferece capacitação. Este primeiro curso destinado a profissionais das áreas de saúde, educação ou trânsito pode ser realizado também por gestores que desejam implantar ressocialização em seus respectivos municípios.

A rede segue a metodologia do Programa Vida no Trânsito, que tem como base fundamental o estímulo à formação de parcerias intersetoriais entre áreas como trânsito, saúde, segurança pública e mobilidade urbana. Há também uma forte ênfase na produção de dados integrados e confiáveis sobre os acidentes de trânsito, seguindo padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e outras boas práticas internacionais.

Sobre o curso

Os módulos do curso nacional incluem temas como processo de persecução penal aplicável aos crimes de trânsito; os crimes de trânsito previstos no Código de Trânsito Brasileiro; processos e práticas de educação de trânsito com vistas à diminuição de infrações e crimes de trânsito; as consequências das infrações e crimes de trânsito e suas estatísticas; a percepção de risco e condutas que levam às infrações e crimes de trânsito do ponto de vista da psicologia, entre outros.

Além do conhecimento, o participante terá direito a um certificado de conclusão e poderá receber mentoria para iniciar o processo de implementação do minicurso para infratores por crime de trânsito em seu Município.

Mais informações estão disponíveis no site da rede Vida no Trânsito Brasil: https://vidanotransitobrasil.com.br/curso-minicurso-para-infratores-crimes-de-transito/

Fonte: Assessoria

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile