AMP

Curso aberto e gratuito propõe seis temas sobre governança no serviço público

O objetivo é propiciar conhecimento sobre os sistemas de integridade e compliance...

Publicado em

Por CGN 2

Servidores, empresários e a população em geral podem assistir às seis palestras do Seminário Governança e Integridade no Setor Público, organizado pela Prefeitura de Curitiba e disponibilizado durante toda esta semana, até sexta-feira (14/8), pela plataforma Aprendere, da Escola de Administração Pública do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública).

Foram escolhidos seis temas (lista abaixo), que são apresentados por especialistas do direito e da administração pública que conhecem e aplicam os conceitos relativos à integridade no serviço público. Cada palestra tem duração de uma hora.

Dentre os palestrantes estão o controlador-geral de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, referência nacional no tema Integridade, o secretário do Tribunal de Contas do Paraná, Luiz Gustavo Andrioli, e o controlador geral do Paraná, Raul Siqueira, referências reconhecidas no Brasil.

O objetivo é propiciar conhecimento sobre os sistemas de integridade e compliance, mecanismos que devem estar presentes numa relação de negócios transparente e confiável nas instituições públicas.

O que são

Integridade compreende um conjunto de atitudes e procedimentos voltados ao combate à corrupção. Já compliance, termo em inglês que significa conformidade, compreende o atendimento e a aderência, de forma natural e integral, às normas e legislações.

“Hoje, temos que trilhar um novo modelo de gestão e todos os servidores devem estar envolvidos no processo. Mais do que profissionalismo, temos que demonstrar o tempo todo que exercemos nossas atividades com integridade, ética, conduta adequada”, alerta Iara Gauer, da Assessoria de Controladoria em Finanças da Prefeitura de Curitiba.

“Todos devem estar voltados a esta nova atitude e cultura da gestão pública, com técnicas de mapeamento de riscos, com aderência integral, não somente para evitar possíveis irregularidades, mas, essencialmente, para ampliar a transparência, a confiabilidade e o bom resultado para a sociedade. O que se pretende é alcançar a boa governança pública”, completa.

Ela ressalta ainda que, além dos servidores, os fornecedores e a população devem conhecer cada vez mais os temas.

Iara explica que o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União são precursores de defesa aos conceitos relacionados à integridade, ao compliance e a sua integração à governança pública. Mais recentemente, os governos estaduais passaram a adotar esses conceitos e procedimentos e isso tem se estendido à esfera municipal.

Em Curitiba, tramitam duas proposições na Câmara Municipal, a que cria a Controladoria Geral do Município e outra que trata de governança, integridade e compliance. Daí a importância da internalização dos novos conceitos para o aperfeiçoamento da gestão pública de Curitiba.

Outros treinamentos

Os temas relacionados à fiscalização e corrupção também já foram assunto de outros cursos e seminários oferecidos pela Escola de Administração Pública do Imap. Eles fazem parte da estratégia e preparo para as mudanças que virão.

Em 2018 foi realizado o Seminário pela Transparência na Administração Pública e teve início uma trilha de aprendizagem com diversos cursos correlatos até 2019.

Historicamente todos os seminários promovidos levam em consideração a expertise de seus palestrantes. A Escola do IMAP integra uma Rede de Escolas de Governo que propicia a troca de experiências sobre temas atuais da administração pública.

Informações Assessoria da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile