Fipe/Bionexo: preços de medicamentos hospitalares sobem 0,12% em fevereiro

Publicado em

Contudo, a despeito da variação positiva no mês passado, o indicador ainda aponta para um cenário de acomodação no mercado. No primeiro bimestre de 2...

Por Agência Estado

Depois de uma sequência de nove meses registrando queda, os preços dos medicamentos para hospitais subiram 0,12% em fevereiro. A variação consta do Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base em dados transacionais da plataforma Bionexo.

Contudo, a despeito da variação positiva no mês passado, o indicador ainda aponta para um cenário de acomodação no mercado. No primeiro bimestre de 2026, o IPM-H acumula queda de 0,58%, enquanto, no recorte de 12 meses, o recuo é de 1,96%.

Para Herbert Cepêra, diretor-executivo da Bionexo, o acompanhamento sistemático do indicador contribui para ampliar a previsibilidade na gestão de suprimentos hospitalares em um mercado sensível a fatores macroeconômicos e à dinâmica global da indústria farmacêutica.

“Mesmo com a variação positiva em fevereiro, o comportamento recente do índice indica um período de maior estabilidade nos preços. Em um mercado fortemente influenciado por fatores como câmbio e cadeias globais de produção, ter visibilidade sobre essas oscilações é fundamental para apoiar decisões de compra mais eficientes por parte dos hospitais”, afirma.

Na avaliação de Bruno Oliva, economista e pesquisador da Fipe, “a apuração de fevereiro marcou o retorno do IPM-H ao campo positivo, com variação muito próxima à média histórica para o mês. O resultado interrompe nove meses de queda, mas ainda não altera o quadro de acomodação dos preços de medicamentos hospitalares em 12 meses, que seguem influenciados principalmente pelo comportamento da taxa de câmbio.”

No acumulado dos 12 meses encerrados em fevereiro, o IPM-H passou a registrar queda de 0,98%, com retração em nove dos doze grupos terapêuticos analisados. De acordo com Cepêra e Oliva, apesar da acomodação recente, a série histórica do indicador evidencia a pressão estrutural sobre os custos do setor. Desde o início da série, em 2015, o índice acumula alta de 45,5%, refletindo o avanço dos preços de medicamentos utilizados no ambiente hospitalar ao longo da última década.

X