AMP

Toledo: Pós em Desenvolvimento Rural abre seleção de alunos especiais

O candidato poderá escolher apenas duas, mediante pagamento de uma taxa de R$ 150,00......

Publicado em

Por Ricardo Oliveira

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio – Nível Mestrado e Doutorado (PGDRA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, informa à comunidade acadêmica que estarão abertas entre os dias 17 a 30 de agosto de 2020 às inscrições para a seleção de aluno especial, para o segundo semestre de 2020.

As aulas começarão no formato remoto síncrono, enquanto durarem a suspensão de aulas presenciais devido à pandemia do COVID19. No total são oito disciplinas, sendo: Dinâmica das Organizações; Geografia Regional; Geoprocessamento e Desenvolvimento Regional; Logística Agroindustrial; Técnicas de Análise dos Componentes da Dinâmica Demográfica; Tópicos Especiais em Cadeias Produtivas: Pesquisa Operacional; Tópicos Especiais em Economia Regional: Demografia e Desenvolvimento Econômico e Tópicos Especiais em Economia Regional: Valoração Econômica Ambiental. O candidato poderá escolher apenas duas, mediante pagamento de uma taxa de R$ 150,00.

Para fazer a inscrição clique aqui. Mais informações sobre o edital, acesse aqui.

As disciplinas ofertadas e os seus respectivos objetivos são:

Dinâmica das Organizações: Compreender de forma aplicada o sistema agroindustrial, que congrega as diferentes etapas do processo produtivo, diante do paradigma da nova economia institucional. Avaliar a competitividade do sistema agroindustrial relacionando-o com as estruturas de governança, decorrentes dos atributos de transação.

Geografia Regional: Entender as relações de produção e o espaço geográfico voltada às especificidades do pertencimento regional e territorial, utilizando a abordagem do desenvolvimento regional, territorial, urbano, local e do lugar.

Geoprocessamento e Desenvolvimento Regional: Fornecer um instrumental de análise para a compreensão dos fenômenos espaciais e regionais. O curso dá ênfase à aplicação da análise espacial, com a utilização de Sistemas de Informações Geográficas, para problemas concretos do desenvolvimento regional. Portanto, o aluno será dotado de um instrumental de análise geoespacial para a construção de mapas temáticos, mapas de fluxos e diversos outros outputsrelacionados aos SIGs para a compreensão da dinâmica das regiões.

Logística Agroindustrial: Considerando-se como correto tratamento aos problemas logísticos aquele que implica equacionamento abrangente, integrado e estratégico, a disciplina objetiva abordar as cadeias produtivas agroindustriais e suas relações como os mercados, por meio da logística, procurando: a) Aprimoramento da visão da logística empresarial; b) A Instrumentalização para a tomada de decisão; c) Desenvolvimento da capacidade de concepção das redes logísticas otimizadas das empresas.

Técnicas de Análise dos Componentes da Dinâmica Demográfica: Fornecer um instrumental para calcular, avaliar e interpretar os principais componentes da dinâmica demográfica: fecundidade, mortalidade e migração. Permite calcular e interpretar a expectativa de vida. Possibilita analisar o tamanho, a composição e distribuição da população, por sexo e idade. Observar, analisar e interpretar as mudanças nos componentes demográficos e a transição demográfica. Compreender as transformações demográficas e seus efeitos para a economia e desenvolvimento.

Tópicos Especiais em Cadeias Produtivas: Pesquisa Operacional: Considerando-se como correto tratamento aos problemas logísticos aquele que implica equacionamento abrangente, integrado e estratégico, a disciplina objetiva abordar as técnicas de otimização e simulação existentes na literatura, procurando: a) Aprimoramento da visão da logística empresarial; b) A Instrumentalização adequada para a tomada de decisão; c) Desenvolvimento da capacidade de concepção das redes logísticas otimizadas das empresas.

Tópicos Especiais em Economia Regional: Demografia e Desenvolvimento Econômico: Abordar a teoria, os modelos de economia urbana e regional, bem como a análise dos recursos naturais, e a distribuição espacial das atividades no âmbito das regiões. Com foco nos temas diretamente associados aos interesses do programa, visando dotar os alunos de um instrumental teórico que lhe permita interpretar e analisar o processo de crescimento e desenvolvimento econômico e demográfico, relacionando-os com o comportamento demográfico das populações.

Tópicos Especiais em Economia Regional: Valoração Econômica Ambiental: Desenvolver habilidades para o uso dos métodos de valoração econômica ambiental. Compreender o meio ambiente desde uma concepção sistêmica e holística a partir da inter-relação dos componentes naturais sociais e econômicos. Empregar os métodos de preferencias reveladas e declaradas para valoração econômica de bens e serviços ambientais nos estudos de casos selecionados.

Assessoria

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile