CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Alerta! Golpe do recolhimento do cartão de crédito clonado… você conhece?

Alerta! Golpe do recolhimento do cartão de crédito clonado… você conhece?

Estelionatários entraram em contato com as vítimas se passando por funcionários de banco e até 'passam' na casa das pessoas para recolher os cartões ...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, muitas pessoas administram as contas bancárias através de aplicativos de celulares ou plataformas nos sites da internet.

O dinheiro está cada vez mais em desuso, sendo que os cartões e crédito e débito dominam as formas de pagamento no comércio em geral.

Desta forma, como as pessoas não têm o dinheiro na mão, muitas vezes podem não perceber que estão sendo furtadas.

Para aqueles que são mais experientes, os golpes aplicados na internet, pelo telefone ou até mesmo presencialmente, podem ser de fácil percepção, mas para nossos pais, avós… aquelas pessoas mais idosas, as coisas não são tão simples assim.

A Delegada do GDE (Grupo de Diligências Especiais) faz um alerta para um golpe que, de certa forma já é conhecido, mas já fez vítimas em Cascavel.

Nesta modalidade de golpe, os meliantes entraram em contato com a vítima e se passam por funcionários do banco. Os supostos bancários fazem um alerta falso sobre a clonagem no cartão de crédito da vítima, pedindo para que a pessoa destrua o objeto.

Depois disto, os estelionatários pedem para que o ‘cliente’ entre em contato com o número telefônico que está atrás do cartão, 0800 para fazer alguns ajustes e, neste momento, são enganadas.

A vítima, ao desligar o telefone, não encerra a ligação que havia recém-recebido, já que linha de conversa só acaba após a pessoa que iniciou a chamada desliga o aparelho ou ‘põem o telefone no gancho’

Na sequência, ao ativar novamente o aparelho, a vítima até disca os números que está no cartão, mas a linha da ligação anterior ainda está funcionando.

Com a ‘nova ligação’, o cliente pensa que está falando com o banco, mas aí cai no golpe dos estelionatários.

Conforme a delegada Anna Karyne Turbay Palodetto, os criminosos fazem de tudo para não deixarem rastros para as investigações, assim, usam motoristas de aplicativo para buscar o chip do cartão.

Desta forma, o alerta da Polícia Civil é para que as pessoas não acreditem em ligações de números desconhecidos e não entreguem cartões para pessoas que vão até a residência onde moram.

Os bancos não fazem este tipo de trabalho, indo à casa dos clientes e, sempre em caso de dúvidas, a pessoa deve procurar algum parente, ir até o banco ou até mesmo tirar dúvidas com a polícia.

Qualquer denúncia relacionada a estes casos podem ser repassadas pelos telefones 190 e 197.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais